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dc.contributor.advisorÁvila, Mário Lúcio de-
dc.contributor.authorOliveira, Ricardo Borges-
dc.date.accessioned2016-02-02T14:06:50Z-
dc.date.available2016-02-02T14:06:50Z-
dc.date.issued2016-02-02-
dc.date.submitted2015-12-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ricardo Borges. Comunicação organizacional integrada na Universidade de Brasília: um estudo de caso. 2015. xv,183 f. , il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)–Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19418-
dc.descriptionDissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Universidade UnB de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2015.en
dc.description.abstractNo cenário atual de grandes mudanças, cada vez mais as organizações têm percebido a importância da comunicação para alcançar a sua missão e os seus objetivos. No âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, a comunicação exerce papel fundamental para a divulgação de sua finalidade, no que concerne ao ensino, à pesquisa e à extensão, e para a abertura de novos canais de diálogo e democracia. Nascida sob a perspectiva da inovação e autonomia, a Universidade de Brasília (UnB) tem buscado se inserir e influenciar na realidade que a cerca, em consonância com o seu estatuto de criação. Entretanto, enfrenta dificuldade em manter uma maior interlocução com a sociedade e com o seu público interno. Em grande medida, isso se deve à ausência de uma política de comunicação estratégica, que possibilite a integração dos setores de comunicação: Secretaria de Comunicação Social, Rádio UnB e UnBTV. Atualmente, esses setores atuam de forma isolada, sem coordenação de esforços e com grandes dificuldades estruturais. As fragilidades na comunicação interna e externa e a necessidade de integração da área foram apontadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UnB) 2014-2017. Nesse sentido, a Vice-Reitoria instituiu comissão para elaborar uma política de comunicação para a UnB. O principal marco teórico é o modelo de comunicação organizacional integrada, proposto por Margarida Kunsch. O estudo de caso buscou analisar as possibilidades de integração dos setores de comunicação da UnB, no contexto da Resolução n.º 04/2013 da VRT. Para tanto, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, individualmente, a gestores, servidores e estagiários que atuam na comunicação da UnB, entre os meses de maio a agosto de 2015. As técnicas foram embasadas na abordagem da análise de conteúdo, observação participante e análise documental. Analisaram-se cinco categorias, emergidas dos objetivos da pesquisa: Setores de Comunicação da UnB, Planejamento da Comunicação da UnB, Comunicação organizacional Integrada, Comunicação Integrada em outras IES e Superintendência de Comunicação da UnB. Os dados coletados permitiram constatar que a criação de um órgão como uma superintendência de comunicação, modelo adotado em outras IES públicas brasileiras, poderia levar ao aperfeiçoamento da gestão da comunicação da UnB. Entretanto, a decisão depende de vontade política da cúpula da universidade e de maior debate no âmbito da própria área de comunicação.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleComunicação organizacional integrada na Universidade de Brasília : um estudo de casoen
dc.title.alternativeIntegrated organizational communication at the University of Brasilia : a case studyen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordComunicação nas organizaçõesen
dc.subject.keywordGestão públicaen
dc.subject.keywordPlanejamentoen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19418-
dc.description.abstract1In the ever-changing current environment the organizations have realized the importance of the communication process in reaching their mission and goals. Within the scope of the public Higher Education Institutions (IES) communication plays a major role in divulging their purpose in regards to education, research and extension, as well as in the opening of new channels of dialogue and democracy. Born under the banner of innovation and autonomy the University of Brasilia (UnB) has always aimed at influencing and improving its surrounding reality, in accordance with the terms of its creation. However, it faces challenges in keeping a better dialogue with its internal public as well as with society at large. To a great extent that is due to the lack of a policy of strategic communication, which would enable the integration of its channels of communication: the Social Communication Secretariat, the University Radio (Rádio UnB) and the UnBTV. Currently these sectors work in an isolated form, without coordination and with great structural problems. Both the weaknesses in the internal and external communication and the need for integration have been diagnosed in the 2014-2017 Institutional Development Plan (PDI/UnB). For that reason the Vice-Rectory established a commission to elaborate a communication policy for the University. The main theoretical framework is the model of integrated organizational communication proposed by Margarida Kunsch. The case study sought to analyze the possibilities for integrating the communication sectors at UnB, in the context of the VRT Resolution 04\2013. In order to accomplish that goal individual semi-structured interviews were conducted with managers, employees and trainees, between May and August 2015. The techniques were based on the approach of content analysis, participant observation and documentary analysis. Five categories were analyzed, emerged from the research objectives: Sectors of Communication at UnB, Communication Planning at UnB, Integrated Organizational Communication, Integrated Communication in others IES and Superintendence of Communication at UnB. The collected data led to the conclusion that the creation of an organism such as a Superintendence of Communication, modeled after the one adopted by others Brazilian public Higher Education Institutions could optimize the management of communication at UnB. Meanwhile, success essentially depends on the political will of the University summit level as well as on a greater debate within the scope of the communications area itself.-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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