Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19339
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_GruwerIuriMacielNascimento.pdf10,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Casa do Cantador em Ceilândia/DF : “...faz parte da minha história...”
Autor : Nascimento, Gruwer Iuri Maciel
Orientador(es):: Ribeiro, Hugo Leonardo
Assunto:: Repentes (Música) - Brasil
Identidade cultural
Etnomusicologia
Fecha de publicación : 26-ene-2016
Citación : NASCIMENTO, Gruwer Iuri Maciel. Casa do Cantador em Ceilândia/DF: “...faz parte da minha história...”. 2014. xii, 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumen : O estudo em questão visa analisar uma prática musical: o repente. Trata-se de um estudo de caso sobre a aplicação e prática deste fazer musical na Casa do Cantador, em Ceilândia, Distrito Federal. Ou seja, um locus de uma representatividade de identidade cultural resistiva. Com isso, o objetivo principal é identificar a função do centro cultural, compreender o seu papel e quem são alguns dos vários repentistas que lá se apresentam. A Casa do Cantador é um centro cultural mantido e apoiado pelo governo do Distrito Federal, através da Secretaria de Cultura, com o propósito de mantê-la como “o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel no Distrito Federal”. Durante e após a etnografia, foi realizada uma interpretação dos dados e informações coletadas, confrontando os discursos em relação às práticas das pessoas envolvidas no fazer/apreciar dos repentistas, suas produções musicais e composicionais e o entendimento do instrumento do cantador: a viola. As contribuições teóricas de Geertz e Hall auxiliaram nessas análises. Por meio de entrevistas com cantadores, cinco ao todo, entre eles Donzílio Luiz, presidente da Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno (ACRESPO), é interessante notar e entender que a Casa do Cantador, vinte e oito anos depois de sua idealização e construção, é um centro cultural que promove shows de cantoria, local de reunião e espaço de apoio e valorização aos repentistas, declamadores e cordelistas do Distrito Federal, também recepcionando diversos cantadores de variadas regiões do país, e que ainda procura preservar aquilo que lhe identifica: o repentista, a viola e a cantoria.
Abstract: This research will do an analysis of an musical expression: the "repente". Regards the enforcement and practical of this poetry in the House of "Cantador", Ceilandia, Federal District. In other words, a representation of a resistive cultural identity. The main point is to identify the function of this cultural center, to understand its mission and who are the many "repentistas" that perform there. The House of "Cantador" is a cultural center sponsored by the Federal District government, throughout Culture Department with the purpose to keep this place as "The Palace of the Poetry and literature of Cordel in the Federal District". During and after the ethnography, the information collected was analyzed with the purpose to confront the speeches regarding the practical of the people involved in to do/appreciate the "repentistas", their compositional and musical production thus the understanding of the instrument used by the "cantador": the "viola". Whose theoretical contributions of Geertz and Hall helped these analyzes. Throughout interviews with five "cantadores", among them Donzilio Luiz, president of the Association of the Cantadores Repentistas and Writers of the Federal District, it is interesting to mention that the House of "Cantador", after 28 years of its foundation, it is the cultural center that promotes concerts of "cantoria", and it is a place for meetings in order to support and value the "repentistas" ,"declamadores" and "cordeleistas" in the Federal District, besides, the place welcome many "cant adores" from any parts of Brazil and seeks to keep the main identity: the "repentista", the "viola" and the "cantoria".
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.19339
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/19339/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.