Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Maria Elenita Menezes | - |
dc.contributor.author | Nicolau, Tamara Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-12T15:41:05Z | - |
dc.date.available | 2016-01-12T15:41:05Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-12 | - |
dc.date.submitted | 2015-07-10 | - |
dc.identifier.citation | NICOLAU, Tamara Silva. Construção do conhecimento do turismo: competências necessárias para o exercício da profissão do turismólogo. 2015. 109 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, 2015. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19151 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Mestrado Profissional em Turismo, 2015. | en |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo traçar a relação entre o conhecimento acadêmico do bacharel em turismo e a prática do exercício da profissão. Buscou-se investigar as relações entre os conteúdos teóricos desenvolvidos nos cursos de bacharelado em Turismo e o exercício da profissão do turismólogo e se os cursos de bacharelado em turismo no Brasil estão em conformidade com as condições requeridas para o exercício da profissão. O parâmetro para direcionar a pesquisa utiliza-se do conceito de competências, visto sob a ótica da academia e dos turismólogos que tenham o turismo como atividade profissional. Trata-se de uma investigação de como o ensino superior do turismo vem se desenvolvendo e como a questão das competências é abordada na estrutura curricular. É apresentado um breve histórico global e nacional do ensino superior de turismo e também o caráter interdisciplinar do ensino do turismo. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica sobre o tema. Uma entrevista qualitativa foi realizada junto a trinta turismólogos e quinze coordenadores de cursos de bacharelado em turismo. Como resultado conclui-se que os cursos de bacharelado em turismo passam por etapas distintas de concepção desde seu surgimento e que se encontram em um período de valorização acadêmica e de reformulações buscando maior adaptação às realidades onde estão inseridos. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Construção do conhecimento do turismo : competências necessárias para o exercício da profissão do turismólogo | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Turismólogo - competências | en |
dc.subject.keyword | Turismo - educação profissional | en |
dc.subject.keyword | Turismo - mercado de trabalho | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19151 | - |
dc.description.abstract1 | The objective of the research is to describe the connexion between academic knowledge of bachelor of tourism and the practice of their profession. It seeks to investigate whether or not tourism bachelor´s degree programs in Brazil are in accordance with the conditions required for the exercise of specialist tourism profession. The parameter to direct the research uses the concept of competence, seen from the perspective of the academy and tourism specialist that have tourism as activity. It is an investigation of how bachelor´s degree in tourism is developing and also the interdisciplinary feature of tourism education appears in the curriculum. It´s presented a brief global and national history of higher tourism education and also the interdisciplinary feature of tourism education. The methodology used was bibliographic research and a survey with tourism specialists and bachelor´s coordinators in tourism. As a result it is concluded that tourism bachelor´s go through different stages of conceptual development from its appearance in Brasil and are in a period of academic appreciation and reformulations for a better adaptation to local realities. | - |
dc.description.unidade | Centro de Excelência em Turismo (CET) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|