Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leal, Maria Lúcia Pinto | - |
dc.contributor.author | Maia, Anette Lobato | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-07T17:20:35Z | - |
dc.date.available | 2016-01-07T17:20:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2014-12-09 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Anette Lobato. Entre as políticas de educação e de assistência social: o caso da permanência escolar de alunos em acolhimento institucional. 2014. xvii, 223 f., il. Tese (Doutorado em Política Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19107 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo verificar como se materializa a permanência escolar de estudantes sob medida protetiva de acolhimento institucional, matriculados em cinco escolas da rede pública do Distrito Federal no período compreendido entre 2012 e 2013. Para alcançar tal intento, buscamos analisar, dentro das realidades investigadas, as ações promovidas por cinco unidades de ensino e duas unidades de acolhimento, no sentido de verificar como se dava a permanência escolar dos estudantes acolhidos institucionalmente, bem como os entraves para realizá-la. A investigação se deu por meio de uma abordagem exploratória, tornada possível por meio de entrevistas, e, de pesquisa documental. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo. O método dialético cumpriu o papel de analisar a realidade em tela em suas múltiplas determinações. Verificamos, ao final do estudo, a inexistência e a necessidade de uma articulação entre escolas e unidades de acolhimento em prol da permanência escolar com qualidade das crianças matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Entre as políticas de educação e de assistência social : o caso da permanência escolar de alunos em acolhimento institucional | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Escolas - avaliação | en |
dc.subject.keyword | Escolarização | en |
dc.subject.keyword | Política social | en |
dc.subject.keyword | Permanência escolar | en |
dc.subject.keyword | Escolas - inclusão | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.19107 | - |
dc.description.abstract1 | This study aimed to verify how materializes school students stay under protective measures of institutional care enrolled in five public schools of the Federal District in the period between 2012 and 2013. We were particularly interested in analyzing the work in five different schools and two institutional shelters, in order to observe the impact of sheltering over school attendance. The research was done through an exploratory approach, made possible through interviews, and documentary research. The interviews were subjected to content analysis. The dialectical method fulfilled the role of analyzing the reality in its multiple determinations. Toward the end of our research, we note the absence and the need for coordination between schools and shelters in favor of school permanence with quality of children enrolled in the first years of elementary school. | - |
dc.description.abstract2 | Este estudio tiene como objetivo verificar cómo se materializa la escolarización de estudiantes que se encuentran bajo las medidas de protección institucional, matriculados en cinco escuelas públicas del Distrito Federal-Brasil en el periodo comprendido entre los años 2012 y 2013. Para lograr este propósito, fueron analizadas, dentro de las realidades investigadas, las medidas adoptadas por cinco unidades de enseñanza y dos unidades de acogida, con el fin de verificar cómo se dio la permanencia en el sistema escolar de los estudiantes acogidos institucionalmente, así como los obstáculos para lograrlo. La investigación se realizó a través de un enfoque exploratorio, llevado a cabo a través de entrevistas y la investigación documental. Las entrevistas fueron sometidas a análisis de contenido. El método dialéctico cumplió la función de analizar la realidad en sus múltiples determinaciones. Observamos al final del estudio la ausencia y la necesidad de coordinación entre las unidades escolares y unidades de recepción tendientes a la permanencia escolar con calidad de los niños inscritos en los primeros años de la escuela primaria. | - |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Serviço Social (ICH SER) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Política Social | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|