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Título: Matriz semântica para projetos aeroportuários no Brasil
Autor(es): Ribeiro, Julio Tollendal Gomes
Orientador(es): Silva, Neander Furtado
Assunto: Aeroportos
Sistemas de informação geográfica
Infraestrutura aeroportuária
Gestão da informação
Data de publicação: 23-Dez-2015
Referência: RIBEIRO, Julio Tollendal Gomes. Matriz semântica para projetos aeroportuários no Brasil. 2015. 387 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A concepção, desenvolvimento e execução de projetos de grande porte, como os do setor aeroportuário, são complexos. A otimização da gestão da informação é essencial para aumentar eficiência e transparência. Atualmente, existem diversas ferramentas computacionais capazes de auxiliar na integração e manipulação de dados, como o sistema de informação geográfica (SIG) e a modelagem da informação da construção (BIM). Contudo, tais ferramentas ainda não são utilizadas nos processos de projeto e aprovação (PPA’s) de aeroportos no Brasil, nem tampouco existem estudos voltados para a sua aplicabilidade neste setor. Esta é a situação, por exemplo, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). Os PPA’s são caracterizados por elevada linearidade, que resulta em excesso de revisões de projeto e dificulta a integração das soluções de diferentes equipes e setores. O presente estudo investigou as potencialidades e limitações de tais ferramentas, por meio de um projeto piloto aplicado ao terminal de passageiros regional (TPR) da INFRAERO. Os objetivos específicos consistiram em desenvolver um processo de projetação e aprovação de projeto (matriz semântica de regras de abstração) para a sistematização dos PPA’s. Além disto, teve-se como objetivo avaliar a aplicabilidade dos sistemas BIM associada ao SIG, por meio da criação de objetos paramétricos, modelagem do TPR e simulação de três alternativas de projeto para uma torre de controle. A matriz semântica foi construída no XMind® com base em documentos oficiais e manuais operacionais da INFRAERO. Na matriz foram sistematizadas informações relevantes ao processo de projeto de arquitetura de um TPR, incluindo todos os módulos funcionais e com maior detalhamento do módulo “check in”. Para a modelagem nos ambientes BIM e SIG foram utilizados os softwares AutoDesk Revit® e AutoDesk InfraWorks®, respectivamente. Foram modelados oito componentes aeroportuários de acordo com padrões e normas nacionais, customizados com diferentes parâmetros e níveis de detalhe. Os componentes foram exportados para o ambiente SIG, analisados sob diferentes níveis de detalhe semântico e geométrico e utilizados na etapa posterior de reprodução do TPR. A modelagem do TPR foi baseada em seu memorial descritivo, plantas baixas, cortes e fachadas e em um modelo tridimensional no formato do tipo “. SKP” (do SketchUp®), todos eles fornecidos pela INFRAERO. Os resultados indicam que a associação do sistema BIM ao SIG pode aprimorar a gestão de PPA’s na INFRAERO e em outras instituições que lidem com processos semelhantes, porque permite a integração de diferentes níveis e tipos informação em relação à estrutura (geometria, especificações técnicas, propriedades físicas e estruturais, custo, etc.), e aos processos de desenvolvimento e execução de projetos (procedimentos internos, requerimentos legais, termos de referência, pareceres, memorandos, etc.). Permite ainda a integração e sinergia entre as diferentes equipes e usuários. Para sua implantação será preciso construir uma ampla biblioteca de componentes paramétricos, como aqueles desenvolvidos no presente estudo, com campos específicos de informação para sua própria estrutura organizacional. O processo de modelagem, incluindo a sistematização da matriz, permitiu identificar alterações necessárias no desenho dos processos de aprovação da INFRAERO, expressas em um fluxograma que reflete a gestão integrada de informações inerente aos sistemas BIM e SIG.
Abstract: The development and implementation of large-scale architectural projects, such as the ones in airport sector are highly complex. Optimizing information management is essential to increase their efficiency and transparency. Currently, there are several computer based tools that can assist in data processing and integration, such as geographic information systems (GIS) and building information modelling (BIM). However, such tools haven’t been used yet in the design and approval processes (DAP’s) of the Brazilian Airport Infrastructure Company (INFRAERO). Moreover, no studies have been made to investigate their applicability in company. The DAP’s at INFRAERO are highly linear, which leads to excessive revision of project designs and hinders the integration of solutions from different teams and sectors. The present study investigated the potential and limitations of the above tools, based on a pilot project for INFRAERO’s regional passenger terminal (RPT). The specific objectives were to develop a systemized database (semantic matrix of abstraction rules) of DAP’s; and to evaluate the applicability of BIM associated with GIS at INFRAERO, by creating parametric objects, modelling the RPT, and simulating three design alternatives for a control tower. The semantic matrix was constructed in XMind® and based on INFRAERO official documents and operational manuals. The matrix systematized information relevant to the architectural design process of a RPT, including all functional modules and the "check in" module at a higher level of detail. The BIM and GIS software’s used in this study were Autodesk Revit® and AutoDesk InfraWorks®, respectively. Eight airport components were modelled according to national standards and regulation, and customized with different parameters and levels of detail. The components were exported to GIS, analyzed under different levels of semantic and geometric detail and used in reproduction of the RPT design. The RPT modelling was based on its descriptive memorial, floor plans, sections and facades, and a tridimensional model in .skp format (SketchUp®), all of them provided by INFRAERO. Results indicate that incorporating BIM associated with GIS at INFRAERO can enhance the management of DAP’s because it allows the integration of different data types and levels of information related to the structure (geometry, technical, structural and physical properties, cost, etc.) and processes of project development and implementation (internal procedures, legal requirements, reference terms, memoranda, etc.), as well as the integration and synergy between different teams and users. Implementing those tools requires building a large library of parametric components, such as those developed in this study, with specific fields of information associated to the company’s organizational structure. The modeling process, including the systematization of data in the matrix, revealed the need to make structural changes in the INFRAERO’s approval processes. Those changes were described in flow chart that reflects the integrated management of information inherent to BIM and GIS systems.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Arquitetura, Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.T.19033
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