Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19013
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_BrunoMarxDeAquinoBraga.pdf978,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabelo, Mauro Luiz-
dc.contributor.authorBraga, Bruno Marx de Aquino-
dc.date.accessioned2015-12-21T12:14:49Z-
dc.date.available2015-12-21T12:14:49Z-
dc.date.issued2015-12-21-
dc.date.submitted2015-07-15-
dc.identifier.citationBRAGA, Bruno Marx de Aquino. Teoria da resposta ao item: o uso do modelo de Samejima como proposta de correção para itens discursivos. 2015. vii, 60 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19013-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2015.en
dc.description.abstractPara a avaliação educacional em larga escala é necessário um sistema de dados que têm como objetivos fornecer instrumentos de gestão da aprendizagem visando a implementação ou manutenção de políticas educacionais públicas ou privadas, visto que promove um contínuo monitoramento das estratégias adotadas, visando detectar suas fragilidades e avanços. Logo, um sistema de avaliação deve obter e organizar informações periódicas e comparáveis sobre os diferentes aspectos do sistema educacional. Neste sentido, para a avaliação educacional em larga escala, vários países utilizam-se da Teoria da Resposta ao item (TRI) que, em princípio, veio complementar algumas limitações da Teoria Clássica de Medidas. No Brasil, a TRI foi usada pela primeira vez em 1995 na análise dos dados do Sistema Nacional de Ensino Básico – SAEB e, dentre outras avaliações em larga escala é utilizada também no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Todavia, embora a TRI seja utilizada nas provas de conhecimentos de Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos, a correção da redação do ENEM é feita sob aspectos da Teoria Clássica de Medidas. A proposta deste trabalho é de apresentar, dentre os modelos para itens não dicotômicos, o modelo de Samejima, o qual permite a criação de uma escala de correção da redação do ENEM a partir da TRI.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTeoria da resposta ao item : o uso do modelo de Samejima como proposta de correção para itens discursivosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTeoria de resposta ao item (TRI)en
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)en
dc.subject.keywordRedaçãoen
dc.subject.keywordAvaliaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19013-
dc.description.abstract1In large-scale educational evaluation, there is a need for a data system whose objective is to provide instruments of learning management, aiming for the implementation or maintenance of educational policies, either public or private. This data system is necessary, since it promotes a continuous monitoring of the adopted strategies, aiming to detect its fragilities and improvements. Therefore, an evaluation system must obtain and organize periodical and comparable information about the different aspects of the educational system. In this sense, for large-scale educational evaluation, several countries make use of the Item Response Theory (IRT), which, in principle, has come to complement some limitations of the Classic Testing Theory. In Brazil, IRT was used for the first time in 1995, to analyze data from the Sistema Nacional de Ensino Básico1 – SAEB. Among other large-scale evaluations, it is also used in the Exame Nacional do Ensino Médio2 - ENEM. However, even though the IRT is used in the ENEM knowledge tests of Mathematics, Human Sciences, Nature Sciences and Languages and Codes, grading of the ENEM essay is made under aspects of the Classic Testing Theory. The purpose of this work is to present, among non-dichotomous items models, the Samejima model, which permits the creation of a grading scale for the ENEM essay based on the IRT.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.