Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19008
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IuriDeSouzaSimoesFerreira.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedino, Ary Vasconcelos-
dc.contributor.authorFerreira, Iuri de Souza Simões-
dc.date.accessioned2015-12-21T11:33:29Z-
dc.date.available2015-12-21T11:33:29Z-
dc.date.issued2015-12-21-
dc.date.submitted2015-07-03-
dc.identifier.citationFERREIRA, Iuri de Souza Simões. Matemática financeira na educação básica: um novo olhar. 2015. x, 104 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19008-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2015.en
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma visão diferenciada sobre o Ensino da Matemática Financeira na Educação Básica, tendo como objetivo fazer com que o aluno seja capaz de aplicar o conhecimento em seu cotidiano de forma consciente e crítica. Para isso, são utilizados os conteúdos de razão, proporção, progressões aritméticas e geométricas, funções afim, exponencial e logarítmicas, reveladas como aplicações eficazes para a resolução de problemas, uma abordagem pouco usada no ensino regular. Além disso, sugere a inclusão do tema empréstimos e financiamentos, algo que pode contribuir de maneira relevante na vida prática dos alunos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMatemática financeira na educação básica : um novo olharen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordMatemática financeiraen
dc.subject.keywordEmpréstimosen
dc.subject.keywordFinanciamentoen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19008-
dc.description.abstract1This work proposes a different view on teaching Financial Mathematics in the High School and Elementary School. It has as goal to make that students be able to apply this knowledge in their daily lives in a consciously and critical way. For this purpose, we use the concepts of ratio, proportion, arithmetic sequence, geometric sequence, affine function, exponential and logarithmic function. This approach is rarely used in High School and Elementary School and shows effective applications in problem solving. It also suggests the inclusion of the topics Loans and Financing in this level of education and this can contribute in a significant way in the practical life of the students.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.