Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ancona Lopez, André Porto | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Niraldo José do | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-19T10:42:49Z | - |
dc.date.available | 2015-11-19T10:42:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-19 | - |
dc.date.submitted | 2015-07-02 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Niraldo José do. Intertextualidade, Ciência da Informação e a criação de sentido em fotografias: o caso de Formiga (MG). 2015. 171 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18767 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015. | en |
dc.description.abstract | O trabalho discute a tese de que a intertextualidade na Ciência da Informação se constitui em uma metodologia capaz de dotar essa ciência de relevante reconhecimento, como na área da pesquisa social de fotografias e documentos imagéticos, ao lado de outras disciplinas. A intertextualidade não deve ser aplicada para construir traços ou esboços de cientificidade, porém para comprovar a sustentabilidade do corpus de abrangência da Ciência da Informação (CI) e sua contribuição para a sociedade. A fotografia não é apenas história, é leitura ontológica do olhar e do ato de captura, seja de o próprio ser ou do que este ser observou, tanto no status do exercício de uma profissão, como no ensejo de um registro fundamentado em alguma necessidade. Se me reconheço socialmente, me reconheço individualmente, em um ciclo de reforço. O problema central residiu na ausência de informações mínimas contextuais sobre a gênese do documento fotográfico, que impôs a busca de novas metodologias para a atribuição de significados. A tese propõe a intertextualidade como uma metodologia válida de ressignificação e reconstrução de informações, que é discutida no âmbito de uma coleção significativa de imagens do município de Formiga (MG). Para tanto, remete às origens da intertextualidade, traça seu perfil histórico, identifica seus principais tipos, para em seguida, contextualizá-la na contemporaneidade, cujo tema principal passa a ser a relação entre texto e fotografia. Em continuidade, aprofunda-se na discussão sobre as narrativas, contos e romances e as relações intertextuais decorrentes, tanto em termos teóricos, como por meio de exemplos. Estabelecidas as bases teóricas e conceituais, a tese prossegue com a redação, pelo autor, de quatro contos inspirados e relacionados, de forma intertextual, com fotos elencadas do município, concluindo ser a intertextualidade uma opção metodológica aplicável à área de CI. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Intertextualidade, Ciência da Informação e a criação de sentido em fotografias : o caso de Formiga (MG) | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Intertextualidade | en |
dc.subject.keyword | Ciência da informação | en |
dc.subject.keyword | Fotografia - Formigas (MG) | en |
dc.subject.keyword | Documentos fotográficos | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.T.18767 | - |
dc.description.abstract1 | The present paper discusses the thesis that the intertextual interpretation of photographs and imagery documents in the field of Informational Science constitutes in a methodology capable of providing this science relevant recognition as in the social research area alongside other disciplines. The intertextuality should not be applied to build lines or scientific sketches, but to prove the sustainability of the corpus scope of Information Science (IS) and its contribution to society. Photography is not just history, it's ontological reading of the look and of the capture act, either being of itself or of what it′s observed, in the status of a profession or in the opportunity of a reasoned record in any need. If I recognize myself socially, I recognize myself individually, in a reinforcing cycle. The central problem resided in the absence of contextual minimal information about the genesis of the photographic document, which imposed the search for new methodologies so as to assign meanings. The thesis proposes intertextuality as a valid method of redefinition and reconstruction of information, which has been empirically discussed in the context of a significant collection of images from Formiga (MG). For this purpose, refers to the origins of intertextuality, traces its historical profile, and identifies its main types, to then contextualize it in contemporary times, whose main theme becomes the relationship between text and photography. Continuing deepens the discussion of narratives, stories and novels and intertextual relations arising both in theoretical terms, as by examples. Established the theoretical and conceptual bases, the thesis continues with the writing by the author, of four-inspired and related stories, in an intertextual way with photos chosen of the city, concluding that intertextuality as a methodological option applicable to the CI area. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|