http://repositorio.unb.br/handle/10482/18609
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_PedroLuizKaledDaCas.pdf | 3,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Projeto otimizado de um veículo lançador de satélites baseado em propelentes híbridos |
Autor(es): | Cás, Pedro Luiz Kaled Da |
Orientador(es): | Veras, Carlos Alberto Gurgel |
Coorientador(es): | Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias |
Assunto: | Veículos espaciais - sistemas de propulsão Satélites Engenharia aeroespacial |
Data de publicação: | 20-Out-2015 |
Data de defesa: | 10-Abr-2013 |
Referência: | CÁS, Pedro Luiz Kaled Da. Projeto otimizado de um veículo lançador de satélites baseado em propelentes híbridos. 2013. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2013. |
Resumo: | The First chapter of this work provides a preliminary overview of the proposed activities outlining the motivations, objectives and proposed methodology to achieve the settled goals. The second chapter of this work analyses the markets for a microsatellite launcher and estimates the possible market share attainable by a Brazilian launcher in the category proposed. The third chapter presents the optimization technique employed and the various technological alternatives considered comparing then both qualitative and quantitative. The MDO algorithm is presented and detailed in this chapter. The forth chapter of this work proposes 7 optimization cases contemplating the most engineering and economically wise design alternatives. In the same chapter the 7 optimized designs are compared and a resulting solution is obtained. The resulting solution is then optimized again addressing design problem encountered during the optimization of the earlier 7 cases. The fifth chapter proposes a conclusion for the work and outlines future initiatives for continued work on the design of the microsatellite launcher. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.