http://repositorio.unb.br/handle/10482/18501
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_AndreBello.pdf | 992,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Impactos da rede e contexto social para uma decisão de qualidade : o voto correto |
Autor(es): | Bello, André |
Orientador(es): | Rennó Junior, Lucio Remuzat |
Assunto: | Redes sociais Democracia - Brasil Eleições - Brasil Voto |
Data de publicação: | 14-Ago-2015 |
Data de defesa: | 2015 |
Referência: | BELLO, André. Impactos da rede e contexto social para uma decisão de qualidade: o voto correto. 2015. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta dissertação trata do papel das interações sociais sobre o voto correto na perspectiva de avaliar a qualidade da democracia no Brasil. Apoiado nos trabalhos de Lau e Redlawsk (1997; 2006; 2008), amplio o conceito do voto correto ao analisá-lo em uma eleição proporcional, definida por um contexto eleitoral complexo (CECs). Analiso também os determinantes do aprendizado político e proponho que as interações sociais são um canal de oportunidade para obter informação. Argumento, principalmente, que os atributos das interações sociais devem ser desagregados e testados de forma independente sobre o voto correto presidencial, o voto correto proporcional e o aprendizado político. Argumento, também, que é importante introduzir a categoria dos contextos sociais, que moldam as interações sociais, nos estudos empíricos sobre o voto correto. Por fim, argumento que o voto correto pode ser um elo de representação política e responsividade pública, fato que pode aumentar a qualidade das democracias. |
Abstract: | This dissertation considers the role of social interactions on the correct vote in view of evaluating the quality of democracy in Brazil. Supported by the work of Lau and Redlawsk (1997, 2006, 2008), I extend the concept of correct vote to analyze it in a proportional election, defined as a Complex Electoral Context (CECs). I also analyze the determinants of political learning and I propose that social interactions are an opportunity to obtain political information. I mainly argue that the category of social contexts should be introduced in the empirical studies about the correct vote. Finally, I discuss that the correct vote can be a bond to political representation and public responsiveness, which both may assure the quality of democracies. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciência Política (IPOL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2015. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciência Política |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.D.18501 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.