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2015_LigiaAbreuGomesCruz.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorIglesias, Fabio-
dc.contributor.authorCruz, Ligia Abreu Gomes-
dc.date.accessioned2015-04-16T18:19:33Z-
dc.date.available2015-04-16T18:19:33Z-
dc.date.issued2015-04-16-
dc.date.submitted2015-03-03-
dc.identifier.citationCRUZ, Ligia Abreu Gomes. Framing effects and pro-environmental behavior: persuasive strategies in signs and a measure of goal-frames. 2015. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urirepositorio.unb.br/handle/10482/17905-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2015.en
dc.description.abstractUma das principais características do uso da comunicação quando se quer persuadir é o framing de mensagens para gerar mudança de comportamento. Framings - a seleção de aspectos do contexto ou de argumentos para influenciar a percepção do individuo – são veiculados diariamente, por meio de cartazes, avisos, anúncios em rádio e televisão, palestras, dizeres populares, entre outros. Quando o tema é a promoção de comportamento pró-ambiental, o uso da estratégia antecedente informacional, que operacionaliza framings em mensagens pró-ambientais, tornou-se alvo de um número considerável de pesquisas em psicologia social e ambiental. No entanto, essas mesmas mensagens comunicadas no dia-a-dia, quando formalizadas, por exemplo, em cartazes, recorrem a intuição, inspiração artística e senso comum, não a fundamentos científicos. Esta dissertação parte do pressuposto de que as mensagens pró-ambientais serão mais eficazes se forem derivadas empírica ou teoricamente, incluindo as variáveis mais influentes no comportamento em questão. Para encorajar a prática fundamentada, dois manuscritos se dirigem a problemas essenciais: a falta de descrição empírica da comunicação pró-ambiental brasileira e a necessidade de um modelo integrativo de variáveis antecedentes. No Manuscrito 1 um procedimento de categorização foi elaborado e permitiu investigar características de cartazes brasileiros, como a estratégia persuasiva (informacional, framing negativo e framing positivo), a ênfase sobre os impactos dos problemas ambientais o tipo de comportamento indicado, dentre outros. A predominância de certas características viabilizaram a discussão sobre as limitações na eficácia dos cartazes pró-ambientais brasileiros. Ao mesmo tempo, o estudo originou um sistema de categorização que pode ajudar a pesquisa e a intervenção na área.No Manuscrito 2 descreve-se a elaboração de um instrumento para verificar empiricamente um modelo integrativo de antecedentes do comportamento pró-ambiental: a teoria goal-framing. A escala identificou em dois estudos uma estrutura dimensional de goals, com boas propriedades psicométricas: situacional proximal e motivacional final. O conteúdo diferiu da previsão teórica de três goal-frames, mas demonstraram convergência com os valores supraordinais de Schwartz (auto-promoção e auto-transcendência). As possibilidades da teoria goal-framing como modelo para comportamentos pró-ambientais foram discutidas e a importância de estudos sobre a influência de goals nesse comportamento foi ressaltada. De forma geral, os manuscritos podem contribuir para o desenvolvimento científico de tentativas de promoção do comportamento pró-ambiental, que utilizam estratégias antecedentes informacionais. A descrição empírica e a elaboração de um sistema para categorização da comunicação pró-ambiental, bem como a construção de um instrumento que permita a seleção entre antecedentes intraindividuais do comportamento pró-ambiental, podem orientar a já popularizada utilização de framings.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.language.isoInglêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFraming effects and pro-environmental behavior : persuasive strategies in signs and a measure of goal-framesen
dc.title.alternativeO efeito de framings e o comportamento pró-ambiental : estratégias persuasivas em cartazes e uma medida de goal-framesen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordComunicação socialen
dc.subject.keywordInformaçãoen
dc.subject.keywordFramingsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.17905-
dc.description.abstract1One of the main characteristics of communication when there is a persuasive intent is the framing of messages to induce changes in behavior. Framings – the selection of situational aspects and arguments to influence individual´s perception – are popular in signs, warnings, announcements in radio and television, lectures, sayings, among others. When the topic is the promotion of pro-environmental behavior, the choice for informational antecedent strategies, which operationalize pro-environmental messages, has become the object of significant research in environmental and social psychology. However, when these messages are disseminated in daily life, formalized in signs, for example, they are based on intuition, artistry and common sense, not on a scientific basis. The underlying assumption of this dissertation is that pro-environmental messages will be more efficient when empirically or theoretically derived, including the most influent variables on the targeted behavior. To encourage a scientific practice, two manuscripts aimed at essential problems: the lack of empirical description of pro-environmental communication in Brazil, and the need for an integrative model of antecedent variables. In Manuscript 1, a procedure for categorization was elaborated and enabled the investigation of Brazilian signs´ characteristics, such as persuasive strategies (informational, negative framing, and positive framing), the emphasis on nature destruction´s impact, and the recommendation of behaviors, among others. The dominance of certain characteristics oriented a discussion about sign´s limitations in efficacy. At the same time, the study resulted in a categorization system which can help guiding research and intervention. Manuscript 2 describes the elaboration of an instrument to empirically verify an integrative model of pro-environmental behavior antecedents: the goal-framing theory. The scale identified in two studies a bidimensional goal structure, with good psychometric properties: Situational Proximal and Motivational Individual. The content differed from the theoretical prediction of three goal-frames, but demonstrated convergence to Schwartz´s higher-order values (self-promotion and self-transcendence). The possibilities of goal-framing theory as a model for pro-environmental behavior are discussed and the importance of studies aiming at goal´s influence on this behavior is highlighted. Overall, the manuscripts can contribute to scientific approches to promote pro-environmental behavior by using informational antecedent strategies. The empirical description and elaboration of an instrument that allows the selection of intraindividual antecedents of pro-environmental behavior can improve the popular and more intuitive use of framings.-
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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