Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17876
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucianaMittelstedtLealdeSousa.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães-Castro, Beatriz-
dc.contributor.authorSousa, Luciana Mittelstedt Leal de-
dc.date.accessioned2015-04-13T11:50:22Z-
dc.date.available2015-04-13T11:50:22Z-
dc.date.issued2015-04-13-
dc.date.submitted2014-12-15-
dc.identifier.citationSOUSA, Luciana Mittelstedt Leal de. Interações entre o pianista colaborador e o cantor erudito: habilidades, competências e aspectos psicológicos. 2014. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urirepositorio.unb.br/handle/10482/17876-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Música, Programa de Pós-graduação em Música, 2014.en
dc.description.abstractEsta pesquisa se propôs a investigar questões pertinentes à problemática cognitiva, pedagógica e psicológica do trabalho de colaboração, voltada para o fazer dos pianistas que acompanham cantores. Utilizando a pesquisa qualitativa como modelo investigativo-base, buscou-se identificar, na performance do pianista que acompanha cantores eruditos, desvios, dificuldades e características observeis, a fim de avaliar os aspectos subjetivos da relação emocional entre pianista e cantor. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com pianistas correpetidores, cantores e alunos de piano em níveis mais avançados que já lidem com a experiência de acompanhar cantores eruditos, com o intuito de avaliar questões pertinentes à interação psicológica entre pianista e cantor. Com base na literatura pesquisada e nos dados analisados nas entrevistas, se buscou demonstrar a importância e a necessidade de implementar para os pianistas colaboradores que pretendam se especializar na atuação profissional de música vocal para concerto nas Escolas e Faculdades de Música, uma formação que contemple suporte pedagógico, metodológico e inclusive psicológico.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleInterações entre o pianista colaborador e o cantor erudito : habilidades, competências e aspectos psicológicosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPianistas - práticaen
dc.subject.keywordCantoresen
dc.subject.keywordMusicologiaen
dc.subject.keywordMúsica - aspectos psicológicosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17876-
dc.description.abstract1This research proposes to investigate relevant questions concerning cognitive, pedagogical and psychological aspects of the piano accompaniment work, mainly for those who accompany singers. Using the “qualitative” investigative model approach, we seek to identify deviations, difficulties and characteristics observed in the performance of the pianist who accompanies lyric singers, and access subjective aspects of emotional relationship between pianist and singer. The survey was conducted through interviews with accompanist pianists and piano students in advanced levels who already have experience of accompaniment with lyric singers, to access relevant questions in the psychological interaction between pianist and singer. Based on literature about the subject, and analyzing data of the interviews, we aim to demonstrate the importance and the necessity of implement in Music Schools and Departments of Music a formation that contemplates pedagogical, methodological and even psychological training support for collaborator pianists who intend to specialize in the professional acting of vocal music for concert.-
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.