Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kleber Melo e | - |
dc.contributor.author | Alvarenga, Mardênnia Társis Silva | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-31T11:27:31Z | - |
dc.date.available | 2015-03-31T11:27:31Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2014-12-18 | - |
dc.identifier.citation | ALVARENGA, Mardênnia Társis Silva. Modelagem e simulação da proteção diferencial de alta impedância de barramentos no software ATP. 2014. xvi, 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.identifier.uri | repositorio.unb.br/handle/10482/17850 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2014. | en |
dc.description.abstract | A proteção diferencial de alta impedância tem sido historicamente empregada na proteção de barramentos com arranjos que não apresenta grandes mudanças de topologia durante a realização de manobras. Nesse sentido, o objetivo dessa dissertação de mestrado é avaliar o desempenho desse tipo de proteção, frente a vários tipos de curtos-circuitos em barramentos. Para tanto, a proteção diferencial de alta impedância foi modelada e simulada utilizando-se a linguagem MODELS do software ATP (Alternative Transients Program). Para tanto, escolheu-se simular um sistema elétrico constituído de quatro linhas de transmissão e dois transformadores conectados ao barramento com arranjo de barra simples seccionado. A proteção é feita em duas zonas, sendo cada uma delas responsável por proteger duas linhas de transmissão e um transformador. O foco deste trabalho consiste na análise do desempenho da proteção diferencial de alta impedância e não aspectos relacionados à confiabilidade e versatilidade dos arranjos de barramento. Os resultados obtidos ilustram as vantagens da utilização desse tipo de proteção para barramentos, como a velocidade e a segurança na operação, mesmo em situações adversas como a de saturação do núcleo magnético dos transformadores de correntes utilizados no esquema, quando da ocorrência de curtos-circuitos externos à zona da proteção diferencial. Além disso, evidencia-se a importância desse tipo de abordagem de estudo, uma vez que ela permite a avaliação do impacto da atuação da proteção na mudança dos estados do sistema elétrico de potência e vice-versa. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Modelagem e simulação da proteção diferencial de alta impedância de barramentos no software ATP | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Proteção diferencial - análise | en |
dc.subject.keyword | Curto-circuito | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17850 | - |
dc.description.abstract1 | The high impedance differential protection has historically been used in the busbar protection with static arrangements due to the fact it is not required to perform current transformers secondary switching. Thus, the objective of this work is to evaluate the performance of this type of protection, against various types of short circuits in buses. In order to do so, the high impedance differential protection was modeled and simulated using the MODELS language in software ATP (Alternative Transients Program). So, it was chosen simulate an electrical system consisting of four transmission lines and two transformers connected to the busbar with single busbar with sectionalisation topology. The protection is accomplished in two zones, each one is responsible for protecting two transmission lines and one transformer. The focus of this master dissertation is to analyze the performance of high impedance differential protection and no aspects related to the reliability and versatility of busbar arrangements. The obtained results illustrate the advantages of using this type of busbar protection, as speed and safety in operation even in adverse situations such as the saturation of the magnetic core current transformers used in the scheme, upon the occurrence of external short-circuits to the differential protection zone. In addition, it was evidenced the importance of this type of study approach, since it allows to evaluate the impact of the protection performance in changing the state of the electric power system and contrariwise. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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