Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17839
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ABuscadaInformacaoporParte.pdf199,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A busca da informação por parte de entidades representativas enquanto formadoras de opinião : um problema gerencial
Outros títulos: The search for information by entities representing as opinion leaders : a management problem
Autor(es): Baptista, Dulce Maria
Assunto: Necessidade informacional
Busca da informação
Formação de opinião
Fontes de informação
Unidades de informação
Data de publicação: 1999
Editora: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF) com a colaboração do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (CID/UNB) a partir de 1995.
Referência: BAPTISTA, Dulce Maria. A busca da informação por parte de entidades representativas enquanto formadoras de opinião: um problema gerencial. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 23/24, n. 4, p. 545-550, 1999/2000. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000002528&dd1=c434b>. Acesso em 10 fev. 2015.
Resumo: Investiga as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opinião. Considerando as necessidades de informação relacionam-se aos objetivos de cada entidade e envolvem aspectos políticos e gerenciais, o estudo aborda principalmente os aspectos gerenciais, ao descrever comportamentos de busca de informação, recursos utilizados nessa busca, e a própria utilização da informação, a qual serve, de um modo geral, para fundamentar posições e como subsídio indispensável para a influência que as instituições pretendem exercer Para o estudo foi selecionada uma amostra composta de nove entidades representativas dos seguintes setores: indústria, educação, sindicatos, trabalhadores, setor bancário, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet; a comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Investigates the information needs, and ways and mechanisms for its acquisition by representative institutions in their capacity of forming opinion. Considering the information needs, relate to the goals of each entity and involve political and managerial aspects, the study primarily addresses the political and managerial, to describe information-seeking behaviors, resources used in this quest, and the actual utilization of information which serves, in general, to support essential positions and as an aid to influence the institutions that wish to exercise. For the study we selected a sample of nine organizations representing the following sectors: industry, education, unions, labor, banking, women, black culture and consumers. To collect data we used the triangulation techniques, with informal interviews, questionnaires and document analysis. The results show that the paper sources, for organizations, as important as the Internet. Informal communication is not a primary information resource, there is convergence in terms of both information needs and in terms of behavior adopted by the authorities to seek information of interest.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: A edição do artigo foi feito em colaboração com Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília (CID/UNB), que atualmente possui o título de Faculdade de Ciência da Informação/ UnB.
Licença: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.