Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17797
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ClerismarAparecidoLongo.pdf686,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Gestão Cristóvam Buarque : a redemocratização na Universidade de Brasília (1985-1989)
Autor(es): Longo, Clerismar Aparecido
Orientador(es): Costa, Cléria Botêlho da
Coorientador(es): Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante
Assunto: Universidade de Brasília
Redemocratização - Brasil
Democracia - Brasil
Ditadura militar - Brasil
Data de publicação: 13-Mar-2015
Referência: LONGO, Clerismar Aparecido. Gestão Cristóvam Buarque: a redemocratização na Universidade de Brasília (1985-1989). 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente dissertação apresenta uma reflexão sobre a história da redemocratização da Universidade de Brasília, durante a gestão de Cristovam Buarque, entre 1985-1989. Através de recortes do Jornal Correio Braziliense, depoimentos de Cristovam Buarque e Darcy Ribeiro publicados em livros e revistas, como também entrevistas, busquei analisar como o projeto inovador da Universidade de Brasília, quando de sua concepção e construção foi interrompido pelo regime militar em 1964 e como a autonomia e liberdade, principais atributos da democracia, foram dilacerados. A partir daí, traço as mudanças empreendidas na gestão de Cristovam Buarque, a partir de 1985, no sentido restabelecer a democracia na UnB e redimensionar o papel libertário da universidade, através de uma proposta político-pedagógica que fosse de encontro com as reais necessidades do Brasil.
Abstract: This dissertation presents a reflection on the history of the democratization of Universidade de Brasília, during the administration of Buarque, between 1985 - 1989. Through Jornal Correio Braziliense clippings, testimonials from Christovam Buarque and Darcy Ribeiro published in books and magazines, as well as in interviews, I tried to analyze how the innovative project of Universidade de Brasília since its conception and construction was interrupted by the military regime in 1964. Moreover how autonomy and freedom, key attributes of the democracy, were torn by it. Thereafter, I illustrate the changes undertaken during the administration of Cristovam Buarque from 1965 in order to restore democracy at UnB and resize the libertarian role of the university through a political-pedagogical proposal. This proposal would meet the real needs of Brazil.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em História, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.