Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17762
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SaleteFlôresCastanheira.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Formação docente para o ensino da leitura
Autor(es): Castanheira, Salete Flôres
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Educação básica
Leitura - educação
Formação de educadores
Leitura - ensino
Professores - formação continuada
Data de publicação: 4-Mar-2015
Referência: CASTANHEIRA, Salete Flôres. Formação docente para o ensino da leitura. 2014. 326 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A pesquisa analisa o impacto da formação inicial e continuada do docente para o ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica. O pressuposto que rege as análises é que profissionalidade e profissionalização são essenciais na formação e atuação de professores capazes de realizar com competência sua tarefa: o ensino, especialmente, o ensino da leitura. Aborda a leitura como instrumento fundamental para o aprendizado dos conteúdos do conhecimento ao longo da escolaridade e reflete as bases epistemológica, psicológica e pedagógica da leitura. Discute as perspectivas de decodificação, compreensiva, interativa e discursiva, assumindo que a última integra as demais e veicula avanços para uma perspectiva emancipatória. Confronta as concepções de currículo com a função social da escola básica e o papel do docente no ensino da leitura. Os eixos teóricos que mapeiam a discussão e fortalecem a investigação sobre formação docente identificam e analisam políticas educativas referentes à profissionalidade e à profissionalização e enfatizam problemáticas relacionadas aos cursos de licenciatura em Pedagogia e seus currículos. Com vistas ao escopo da investigação, define o problema: a profissionalidade e a profissionalização podem corroborar o ensino da leitura? A partir da perspectiva da teoria crítica, duas abordagens foram delineadas para a investigação, a etnografia colaborativa, de base sociolinguística, e a pesquisa-ação, apresentando protocolos interacionais como instrumentos de reflexão e análises na e da ação intencional dos docentes e estagiárias colaboradoras no ensino da leitura. A pesquisa foi desenvolvida numa escola de ciclos de formação, organizada por fases do desenvolvimento humano: primeiro ciclo, infância (6-8anos de idade); segundo ciclo, pré-adolescentes (9-11 anos) e terceiro ciclo, adolescentes (12-14 anos). A pesquisa foi realizada numa escola da rede pública da cidade de Goiânia (GO) com nove professoras/pedagogas, do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental, e sete estagiárias do sétimo e oitavo período do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. O trabalho apresenta resultados sobre formação docente, profissionalidade e profissionalização, e seu empoderamento para o ensino da leitura. Relativiza os resultados para a profissionalidade, sustentando que são decorrentes da coerência metodológica do estágio supervisionado como pesquisa, que primou pela interdisciplinaridade e pela verticalização do currículo. Quanto à profissionalização, as conclusões remetem a imensos desafios vivenciados, sendo um deles o isolamento do professor no seu “quefazer”. Não lhe é assegurado tempo nem espaço para grupos de pesquisa ou mesmo para diálogo com os seus pares. A qualidade de ensino caminha junto com condições de trabalho, plano de carreira, salário justo, dignidade. Formar professores também significa lutar por direitos básicos de trabalho e de valorização profissional. Assim, pesquisa e formação docente poderão ser as boas novas para a qualidade do ensino e da leitura, o “inédito-viável”, necessário e urgente!
Abstract: This research focuses the impact of initial and continuing teachers’ training for teaching reading in the first years of elementary education. The assumption underlying the analyses is that professionalism and professionalization are essential in forming teachers capable of carrying out their task: the teaching, especially the teaching of reading. It approaches the reading ability as a fundamental instrument for the acquisition of school subjects throughout the school years. It also reflects the psychological and pedagogic epistemological bases of reading and comments on its decodification, comprehension, interaction and discursive perspectives, assuming that this last one includes the others and furthers the process towards an emancipatory approach to education. It juxtaposes the conceptions of curriculum and the social function of basic school and the teacher`s role in teaching reading. The theoretical axes that map the discussion and strengthen the research about teachers’ formation identify and analyze educational politics concerning professionalism and professionalization and emphasize problems related to the curricula of the undergraduate Course of Education. As concerns the research scope, it defines the problem: professionalism and professionalization can corroborate the teaching of reading? From the perspective of the Critical Theory, two approaches were advanced, the Collaborative Ethnography sociolinguistically based and the Action Research. Interactional protocols were used as instruments of reflection and analysis of (and in) the intentional action of the teachers and collaborative trainees in the teaching of reading. The research was carried out in a school of cycles ( i.e organized on the basis of the phases of human development : childhood (ages 6-8); pre-adolescence (ages 9-11) and adolescencae (ages 12-14). The present research dealt with the first two cycles in a public school of Goiânia - GO with nine teachers graduated in Education and involved seven trainees from the 7th and 8th semesters of the Course of Education in the Pontifical Catholic University of Goiás. The work presents results about teachers’ formation, professionalism and professionalization, and their empowerment for the teaching of reading. The results concerning professionalism are viewed as consequence of the methodological supervised training as a research, marked by interdiciplinarity and curriculum verticalization. As for professionalization, the conclusions point to immense challenges that are faced by the teachers, such as the isolation of the teachers in their “que-fazer”(what to do). They are not given time neither space for research groups not even for the dialogue with their peers. Education quality goes side by side with work conditions, plan of career, fair wages, dignity. To form teachers also means to fight for basic work rights and professional valorization. Therefore research and teachers training can become the good news for education quality, especially in the teaching of reading _ the novel and feasible fact, which is necessary and urgent.
Resumen: La investigación analiza el impacto de la formación inicial y continuada del docente para la enseñanza de la lectura en los años iniciales de la enseñanza fundamental de la educación básica. El presupuesto que rige los análisis es que en la formación de profesores, profesionalidad y profesionalización son esenciales en la formación y actuación de profesionales capaces de realizar con competencia su tarea: la enseñanza, especialmente, la enseñanza de la lectura. Aborda la lectura como instrumento fundamental para el aprendizaje de los contenidos del conocimiento a lo largo de la escolaridad. Refleja las bases epistemológica, psicológica y pedagógica de la lectura. Discute las perspectivas de decodificación, comprensiva, interactiva y discursiva, comprendiendo que la última integra las demás y es vehículo de avances para una perspectiva emancipatoria. Confronta las concepciones de currícula con la función social de la escuela básica y el papel del docente en la enseñanza de la lectura. Los ejes teóricos que mapean la discusión y fortalecen la investigación sobre formación docente identifican y analizan políticas educativas referentes a la profesionalidad y profesionalización y enfatizan problemáticas relacionadas a los cursos de licenciatura en Pedagogía y sus currículas. Con vistas al objeto de la investigación, se define el problema: ¿la profesionalidad y la profesionalización pueden corroborar la enseñanza de la lectura? A partir de la perspectiva de la teoría crítica, dos abordajes fueron delineados para la investigación, la etnografía colaborativa, de base sociolingüística, y la investigación-acción. Presentando protocolos de interacción como instrumentos de reflexión y análisis en y de la acción intencional de los docentes y practicantes colaboradores en la enseñanza de la lectura. La investigación fue desarrollada en una escuela de ciclos de formación de la red pública de la ciudad de Goiânia (GO), con nueve profesoras/pedagogas de primer y segundo ciclo de enseñanza fundamental e involucró siete pasantes de séptimo y octavo período de la carrera de Pedagogía de la Pontificia Universidade Católica de Goiás. El trabajo presenta resultados sobre formación docente, profesionalidad y profesionalización, y el empoderamiento de estos para la enseñanza de la lectura. Relativiza los resultados para la profesionalidad, sosteniendo que su origen en la coherencia metodológica de las prácticas supervisadas como parte de la investigación, primando en estas la interdisciplinariedad y verticalidad de la currícula. En cuanto a la profesionalización, las conclusiones remiten los inmensos desafíos vivenciados, siendo uno de ellos el aislamiento del profesor en su “quererhacer”. No le es asegurado tiempo ni espacio para grups de investigación o incluso para diálogo con sus pares. La calidad de la enseñanza camina junto con condiciones de trabajo, plan de carrera, salario justo, dignidad. Formar profesores también significa luchar por derechos básicos de trabajo y de valorización profesional ¡así, investigación y formación docente podrán ser las buenas nuevas para la calidad de la enseñanza y de la lectura, lo “inédito-viable”, necesario y urgente!
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.17762
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.