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2014_PauloErnestoMonteiroGomes.pdf261,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorLehmann, Michael Christian-
dc.contributor.authorGomes, Paulo Ernesto Monteiro-
dc.date.accessioned2015-02-27T19:26:41Z-
dc.date.available2015-02-27T19:26:41Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.date.submitted2014-12-03-
dc.identifier.citationGOMES, Paulo Ernesto Monteiro. Incentivos fiscais na provisão de bens públicos: estudo para o caso brasileiro. 2014. 42 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17737-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho segue o estudo de Zhuravskaya (2000) e analisa o efeito de um aumento marginal da arrecadação per capita dos impostos estaduais e municipais na diferença do volume de transferências per capita repassadas pela União a estados e municípios no período seguinte. Dado que a maior parte das transferências recebidas pelas unidades subnacionais são constitucionais, a qual não há discricionariedade por parte do governo federal no seu repasse, esse estudo utiliza as transferências voluntárias para efeito de análise. Também testa-se se o fato de o governante local ser aliado político do presidente implica que haverá algum favorecimento no repasse de renda. Os resultados obtidos apontam que os incentivos fiscais no Brasil não são tão fracos, pois a arrecadação tributária local pouco influencia o repasse de transferências voluntárias. E que não há evidências que o apoio político tenha impacto no repasse das transferências.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleIncentivos fiscais na provisão de bens públicos : estudo para o caso brasileiroen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordImpostos - arrecadação - Brasilen
dc.subject.keywordIncentivos fiscaisen
dc.subject.keywordPolítica tributária - Brasilen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17737-
dc.description.abstract1This present work studies the dynamics between local tax base and shared revenue. Zhuravskaya (2000) finds that fiscal incentives in Russia are weak, because any change in local government's own revenues is almost entirely offset by changes in shared revenues. This paper shows that Brazilian municipalities and states own's revenues has no influence on the voluntary transfers from the federal government, so that the fiscal incentives of public goods provision cannot be declared weak. Moreover, we could not identify an impact of political alignment between the mayors or the governors and the Brazilian President on the voluntary intergovernmental transfers.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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