Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17644
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RodrigodeCastroResende.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoutinho, Laura Maria-
dc.contributor.authorResende, Rodrigo de Castro-
dc.date.accessioned2015-02-11T16:25:22Z-
dc.date.available2015-02-11T16:25:22Z-
dc.date.issued2015-02-11-
dc.date.submitted2014-12-11-
dc.identifier.citationRESENDE, Rodrigo de Castro. Documentários em sala de aula: Tancredo, a Travessia. 2014. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17644-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, 2014.en
dc.description.abstractEsta pesquisa é parte integrante do grupo “Linguagens audiovisuais, arte, conhecimento e educação no mundo contemporâneo”, na área de pesquisa “Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC)”, da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), sob a coordenação da professora Dra. Laura Maria Coutinho. Neste trabalho apresentamos reflexões e debates surgidos a partir da aprovação de uma nova lei em 2014 que obriga as escolas de educação básica à exibição mensal de filmes nacionais em sala de aula. Uma das possibilidades para a aplicação dessa lei é o uso do documentário brasileiro nas escolas e, para nossa análise, tomamos como base para este trabalho o documentário Tancredo, a Travessia, do cineasta Sílvio Tendler. A construção da vida de Tancredo no documentário está analisada sob os conceitos da Jornada do Herói, de Christoper Vogler em diálogo com as ideias e as reflexões do diretor do filme, Sílvio Tendler e de professores de história da cidade de São João del-Rei, cidade do interior de Minas Gerais, terra natal de Tancredo Neves. Outras discussões e reflexões apresentadas nesta pesquisa surgiram a partir de uma disciplina oferecida na Universidade de Brasília para alunos de graduação em pedagogia, futuros professores, na qual o foco foi a discussão e o debate a partir de dezessete documentários brasileiros apresentados em sala de aula.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDocumentários em sala de aula : Tancredo, a Travessiaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordNeves, Tancredo, 1910-1985en
dc.subject.keywordDocumentário (Cinema) - Brasilen
dc.subject.keywordCinema brasileiroen
dc.subject.keywordEducação - históriaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.17644-
dc.description.abstract1This research is part of the group "audiovisual languages, art, knowledge and education in the contemporary world", in the research area "Education, Technology and Communication (ETEC)," the graduate School of Education at the University of Brasilia (UnB), under the coordination of teacher Dr. Laura Maria Coutinho. This paper presents reflections and debates arising from the adoption of a new law in 2014 requiring the basic education schools to monthly view of national films in the classroom. One of the possibilities for the application of this law is the use of Brazilian documentary in schools and to our analysis we take as a basis for this work the documentary, Tancredo, a Travessia, from the filmmaker Silvio Tendler. The construction Tancredo's life in the documentary is analyzed under the concepts of the Hero's Journey, of Christoper Vogler in dialogue with the ideas and reflections of the film's director, Silvio Tendler and history teachers of São João del-Rei, city in Minas Gerais, the birthplace of Tancredo Neves. Other discussions and reflections presented in this study came from a course offered at the University of Brasilia for graduate students in education, future teachers, in which the focus was discussion and debate from seventeen Brazilian documentaries presented in the classroom.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.