http://repositorio.unb.br/handle/10482/17537
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_LuanaMartinsCarulla.pdf | 819,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação de eficácia da formação continuada de tutores : o caso EAD Sebrae |
Autor(es): | Carulla, Luana Martins |
Orientador(es): | Santos, Gilberto Lacerda |
Assunto: | Professores - formação Ensino a distância Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) |
Data de publicação: | 3-Fev-2015 |
Data de defesa: | 15-Ago-2014 |
Referência: | CARULLA, Luana Martins. Avaliação de eficácia da formação continuada de tutores: o caso EAD Sebrae. 2014. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Com base na citação acima, revelo a importância da constante formação docente para o acompanhamento dos desdobramentos históricos, sociais e educacionais, culminando no aperfeiçoamento das práticas educativas. No ensino a distância, essa formação se faz ainda mais fundamental quando pensamos que está acompanhada das inovações tecnológicas e das ações docentes a ela vinculadas. Nesse sentido, e para constatar cientificamente essa afirmação, apresento esta pesquisa, que se centra na investigação da eficácia da transferência de conhecimentos da formação continuada de tutores para a atuação docente em educação a distância. O caso aqui estudado é o da formação continuada dos tutores do Projeto EAD Sebrae, no qual atuei como coordenadora pedagógica. Para o estudo, utilizei o método qualitativo, por meio da metodologia da pesquisa-ação. Sobre o caso estudado, cabe contextualizar que o Projeto EAD Sebrae trata-se de uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a capacitação em empreendedorismo. São oferecidos 31 cursos na modalidade a distância de ensino, ofertados gratuitamente para todo o Brasil. O início dos cursos é imediato e envolve tutoria aos alunos durante toda a sua realização. Os tutores que realizam o trabalho docente são graduados em Administração, Marketing, Ciências Contábeis, Direito e Economia, e apresentam experiência com tutoria em cursos a distância. Para que a prática desses docentes seja alinhada às necessidades do projeto, aos desdobramentos da sociedade e do mundo do trabalho, iniciativas de formação continuada são planejadas e realizadas, no sentido de aprimorar as abordagens pedagógicas e técnicas que são desenvolvidas por esses tutores nas suas práticas docentes no Projeto EAD Sebrae. Essas iniciativas, que compõem o planejamento da formação continuada, são as videoconferências – que desenvolvem a abordagem técnica – e as leituras e os debates por meio da Comunidade de Tutores – que trabalham a abordagem pedagógica. Diante desse cenário, esta pesquisa investigou a eficácia das estratégias realizadas nessas iniciativas, identificando a transferência dos conhecimentos construídos na formação continuada para a atuação do tutor no projeto. Por meio da coleta de dados qualitativos, seções foram delimitadas para que fosse possível questionar e chegar às conclusões sobre o fenômeno encontrado. Essas seções foram organizadas em autoavaliação (resgate sobre a prática de tutoria antes da formação continuada); metodologia (compreensão sobre a abertura às estratégias planejadas na formação continuada quanto à abordagem técnica e pedagógica); relação teoria e prática (investigação sobre a compreensão dos conhecimentos e a sua aplicabilidade no Projeto EAD Sebrae); conclusões sobre as iniciativas realizadas (identificação de aspectos positivos e que poderiam ser revistos considerando o todo da formação continuada). Como resultados, concluí que a proposta é relevante no sentido de buscar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ação docente no Projeto EAD Sebrae. Entretanto, há fatores que dificultam a transferência dos conhecimentos para a atuação docente. Sendo assim, para que seja eficaz, a formação continuada deve ser revista no sentido de articular melhor a relação entre as abordagens técnicas e pedagógicas, para que seja possível praticar o que se aprende. Sua metodologia deve ser revista para que a interação dos tutores aconteça de forma proativa, e não apenas reativa, motivando o diálogo e o compartilhamento de experiências. O tempo das estratégias realizadas deve ser revisto para que seja possível compreender, assimilar, internalizar, interpretar e praticar o que é ensinado. O planejamento deve ser melhor aprofundado quanto aos seus objetivos, competências e habilidades a serem desenvolvidas. Deve-se buscar a realização de diagnóstico antes de planejar e aplicar a formação continuada, para que as estratégias educacionais sejam assertivas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT Based on the quote above, it is possible reveal the importance of teacher training for the constant monitoring of the historical, social and educational developments, culminating in the improvement of educational practice. Considering e-learning, the training is even more necessary when we think that is accompanied with technological innovations and teachers needs to link her actions. In this sense and scientifically verifying this statement, I present this research, which focuses on investigating the effectiveness of knowledge transfer for teaching practice in e-learning. The case studied here is the continued training of tutors Sebrae EAD Project, in which I acted as Pedagogical Coordinator. For the study, I used qualitative method, using the methodology of action research. About the case studied, it contextualize the Sebrae EAD Project is an initiative of the Brazilian Service of Support for Micro and Small Enterprises (Sebrae) for training in entrepreneurship. 31 courses are offered in e-learning mode, free offered throughout Brazil. The beginning of the courses is immediate and involves mentoring students throughout their achievement. Tutors who perform the teaching work are graduated in Business Administration, Marketing, Accounting, Law and Economics, and have experience with tutoring in e-learning courses. For the practice of these teachers is aligned to the needs of the project, the developments of society and the world of work, continuing education initiatives are planned and implemented in order to enhance the pedagogical approaches and techniques that are developed by these tutors in their practices teachers in Sebrae EAD Project. These initiatives, which make up the planning of continuing education, are videoconferencing – to develop the technical approach – and the readings and discussions by Community Tutors – working the pedagogical approach. Given this scenario, this research investigated the effectiveness of the strategies used in these initiatives by identifying the transfer of knowledge built on continuing education for the role of tutor in the project. Through qualitative data collection, sections were defined so that it was possible to question and come to conclusions about the phenomenon found. These sections were organized in self-assessment (rescue on the practice of mentoring before continuing education); methodology (understanding openness to planned strategies in continuing education on the technical and pedagogical approach); relationship between theory and practice (research on the understanding of knowledge and its application in design Sebrae EAD); conclusions on the initiatives taken (identification of positive aspects which could be revised considering the whole of continuing education). As a result, I concluded that the proposal is relevant in order to pursue the development and improvement of teaching practice in Sebrae EAD Project. However, there are factors that hamper the transfer of knowledge to teaching practice. To be effective, ongoing training should be revised to better articulate the relationship between the technical and pedagogical approaches, to be possible practice what you learn. Its methodology should be revised so that the interaction of tutors happens proactively, not just reactive, encouraging dialogue and sharing of experiences. The time of the strategies used should be revised so that you can understand, assimilate, internalize, interpret and practice what is taught. Planning should be better depth about their goals, skills and abilities to be developed. Perform diagnosis before planning and implementing continuing education is essential, so that educational strategies can be more assertive. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.