http://repositorio.unb.br/handle/10482/17381
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_ClaudiaMaffiniGriboski.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Regular e/ou induzir qualidade? os cursos de pedagogia nos ciclos avaliativos do sinaes |
Autor(es): | Griboski, Claudia Maffini |
Orientador(es): | Sousa, José Vieira de |
Assunto: | Pedagogia Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Brasil) Ensino superior - avaliação |
Data de publicação: | 16-Dez-2014 |
Data de defesa: | 30-Out-2014 |
Referência: | GRIBOSKI, Claudia Maffini. Regular e/ou induzir qualidade? os cursos de pedagogia nos ciclos avaliativos do sinaes. 2014. xx, 482 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Esta tese trata dos cursos de Pedagogia nos ciclos avaliativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e teve como objetivo interpretar o uso dos resultados da avaliação e analisar se estes têm se caracterizado como forma de regulação do Estado e/ou como instrumento de indução à qualidade da educação superior. A seleção dos cursos foi realizada a partir dos critérios de região, organização acadêmica e categoria administrativa. O estudo buscou identificar o percurso avaliativo dos cursos de Pedagogia e as transformações produzidas pela gestão acadêmica, decorrentes das avaliações do Sinaes realizadas no período de 2005 a 2011. O texto foi estruturado de forma a contemplar a discussão sobre o papel do Estado e das IES na gestão da educação superior, a interpretação do Sinaes como política pública, as formas de institucionalização da avaliação e sua relação com a regulação da educação superior, a evolução dos cursos de Pedagogia em relação à promoção da qualidade e o percurso dos cursos de Pedagogia nos ciclos avaliativos do Sinaes. Com a orientação do método materialista histórico-dialético, foi possível compreender situações e fatos históricos que concorreram para a construção da política de avaliação da educação superior. As categorias totalidade, mediação e contradição possibilitaram realizar a análise do objeto contemplando as partes do processo e sua visão geral, os consensos e os dissensos em torno do tema e as variações entre o pensamento e ação dos atores. A construção dos elementos da pesquisa foi permeada pela análise das categorias de conteúdo (qualidade da educação superior e avaliação como política pública), ambas definidas pela aproximação temática e segundo a visão histórica dos acontecimentos. O discurso dos coordenadores foi utilizado ao longo da pesquisa para ilustrar as concepções subjacentes à prática docente e de gestão, evidenciando o uso ou o não uso dos resultados da avaliação para fins de indução da qualidade da educação superior. Com base na interpretação dos resultados do conjunto de informações da avaliação dos cursos de Pedagogia nos ciclos avaliativos do Sinaes, formulou-se a tese deste estudo, na qual os objetivos da avaliação estiveram, ao longo dos anos, ajustados aos princípios da regulação na forma de controle da qualidade, em detrimento da avaliação formativa e emancipatória voltada para garantir e induzir à qualidade. |
Abstract: | This thesis analyses the undergraduate courses in Pedagogyin the evaluation cycles of the National System of Higher Education Assessment (Sinaes) and aimed to interpret the use of evaluation results and examine whether these have been characterized as a form of state regulation and / or as a tool induction of the quality of higher education. The selection of courses took into account the criteria of the geographic region, and academic organization. The study intended to identify the evaluative trajectory of undergraduate courses in Pedagogy and the changes produced by academic management arising from the evaluations of Sinaes in the period 2005-2011. The text is structured to include a discussion of the role of the State and Institutions of higher education in the management of higher education, interpretation of Sinaes as public policy, the forms of institutionalization of evaluation and its relationship to the regulation of higher education, the evolution of undergraduate courses in Pedagogy in relation to the promotion of quality and the trajectory of the Pedagogy courses in the evaluation cycles of the Sinaes. With the guidance of materialist historical-dialectical method it was possible to understand situations and historical events that contributed to the construction of the evaluation of higher education policy. The categories entirety, mediation and contradiction made possible to perform the analysis of the object covering parts of the process and its overview, the consensus and dissent about the theme and variations between thought and action of the actors. The construction of the elements of the research was permeated by analyzing the content categories (quality of higher education and evaluation as public policy), both defined by the thematic approach and historical view of events. The reasoning of coordinators was used throughout the research to illustrate the underlying to the teaching practice and management concepts, showing the use or non-use of assessment results for the purpose of inducing the quality of higher education. Based on the interpretation of the results of the assessment information of undergraduate courses in Pedagogy in the evaluation cycles of the Sinaes, was formulated the thesis of this study, in which the objectives of the evaluation have been over the years, adjusted to the principles of regulation as quality control, rather than formative assessment and emancipatory focused at ensuring and inducing quality. |
Résumé: | Cette these a pour thème les cours de Pédagogie dans les cycles d’évaluation du Système National d’Evaluation de l’Enseignement Supérieur. (Sinaes).Ses objectifs sont: interpréter l’usage des résultats de l’évaluation; analyser si ceux-ci se caractérisent comme une forme de régulation de l’Etat et/ou comme un instrument inducteur de qualité dans l’éducation supérieure. La sélection des cours a été établie selon les critères suivants : régions, organisation académique et catégorie administrative. L’étude vise à identifier le parcours des cours de Pédagogie en terme d’évaluation et les transformations résultant de la gestion académique dans le cadre des évaluations du Sinaes réalisées entre 2005 et 2011. Le texte a été structuré de manière à garantir: le débat entre l’Etat et des IES dans la gestion de l’éducation supérieure, la reconnaissance du Sinaes en tant que politique publique, les formes d’institutionnalisation de l’évaluation en relation avec la régulation de l’enseignement supérieur, l’évolution des cours de Pédagogie au regard de la promotion de la qualité et du parcours des cours de pédagogie dans les cycles d’évaluation du Sinaes. Grâce à l’orientation matérialiste historico dialectique, il a été possible de comprendre des situations et des faits historiques qui ont contribué à la construction d’une politique d’évaluation de l’enseignement supérieur. Les catégories, totalité, médiation et contradiction ont rendu possible: la réalisation de l’analyse de l’objet en prenant en compte les parties du processus et la vision générale de cette analyse, les consensus et les dissensions au sujet du thème, les variations entre le projet et la réalisation. L’analyse des catégories du contenu (qualité dans l’éducation supérieure et évaluation en tant que politique publique) a permis la construction des éléments de recherche. Ces catégories sont définies par l’approximation thématique et la vision historique des faits. Cette recherche permet d’illustrer les conceptions subjacentes dans la pratique professorale et gestionnaire, mettant en évidence l’usage ou le non-usage des résultats de l’évaluation au service de la qualité de l’enseignement supérieur. L’analyse des résultats de l’évaluation des cours de Pédagogie dans les cycles d’évaluation du Sinaes permet de montrer que les objectifs de l’évaluation, au long des ans, ont été ajustés aux principes de régularisation sous forme de contrôle de qualité au détriment de l’évaluation formative et émancipatoire qui induit et garantit la qualité. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2014.10.T.17381 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.