Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17322
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AdrianaHartmann.pdf10,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O desporto Orientação como ferramenta para o ensino da matemática
Autor(es): Hartmann, Adriana
Orientador(es): Ruviaro, Ricardo
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Percepção geográfica
Data de publicação: 11-Dez-2014
Referência: HARTMANN, Adriana. O desporto Orientação como ferramenta para o ensino da matemática. 2014. vi, 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Orientação é uma atividade esportiva que trabalha com raciocínio e desafios. Para a sua prática, o atleta deve encontrar determinados pontos no terreno, com a ajuda de um mapa e uma bússola. Esse esporte está ligado a várias disciplinas escolares, inclusive à Matemática, em conteúdos como ângulos, regra de três e tratamento da informação. O objetivo desse trabalho é verificar a viabilidade do ensino da Matemática a partir do desporto Orientação, uma ferramenta que permite ao aluno estabelecer conexões entre essa disciplina, outras áreas do conhecimento e sua realidade. Para isso, apresenta uma experiência vivenciada com alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Brasília. Após a compilação de um apanhado conceitual, realizado por meio de uma revisão da literatura imersa no contexto educacional atual, o qual serviu de alicerce para uma pesquisa mais fiel à doutrina vigente, foi realizada uma avaliação diagnóstica, fins de servir como ponto inicial da pesquisa. Em seguida foram realizadas várias intervenções por meio de atividades que exigiam dos participantes uma atuação efetiva, o que serviu como baliza para a análise dos resultados alcançados. A aplicação da avaliação complementar, na sequência, foi utilizada para mensurar o ganho substancial de conhecimento, adquirido nas intervenções. Concluindo e respondendo ao objetivo do trabalho, bem como reafirmando as percepções colhidas, foi feito um enlace entre o que fora abordado no referencial teórico e as características verificadas com o emprego desta nova ferramenta alvo da discussão. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Orienteering is a sport that works with reasoning and challenges. For its practice, the athlete must look for certain points on the ground, with the help of a map and a compass. This sport is connected to several school subjects, including mathematics, in contents such as angles, rule of three and information handling. The purpose of this work is to verify the feasibility of mathematics teaching from orienteering sport, a tool that allows students to make connections between this subject, other fields of knowledge and its reality. In order to do it, this paper presents an experience with students from the 7th grade of the Middle School from Brasília Military School. After compiling a conceptual overview, done by revising the literature immersed in the current educational context, which served as the foundation for a more accurate search to the prevailing doctrine, a diagnostic evaluation was performed in order to serve as a starting point for the search. Then several interventions were performed through activities that required the participants an efective actuation, which served as a delimitation for the analysis of the achieved results. The application of supplementary assessment was used in sequence to measure the knowledge substantial gain acquired in interventions. Concluding and responding to the purpose of this paper, as well as reaffirming the perceptions gathered, a link was made between what had been discussed in the theoretical framework and the characteristics verified with the use of this new tool as the subject of debate.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2014.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.