Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17226
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AntonioMariaEspositoNeto.pdf4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Alexandre Xavier Ywata de-
dc.contributor.authorEspósito Neto, Antonio Maria-
dc.date.accessioned2014-12-04T13:52:19Z-
dc.date.available2014-12-04T13:52:19Z-
dc.date.issued2014-12-04-
dc.date.submitted2014-03-12-
dc.identifier.citationESPÓSITO NETO, Antonio Maria. Competição intermodal no transporte de passageiros de longa distância no Brasil. 2014. 231 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Regulação e Gestão de Negócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17226-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Economia, 2013.en
dc.description.abstractOs sistemas aéreo e o rodoviário são, atualmente, os dois principais meios de transporte coletivo para passageiros em longa distância no Brasil, movimentando em 2012 mais de 140 milhões de pessoas em viagens interestaduais. A última década registrou grande crescimento do volume de usuários de aviões associada a uma queda significativa do movimento nos ônibus, especialmente nas ligações que são atendidas pelos dois serviços e naquelas com grandes distâncias rodoviárias entre origem e destino. Nesse sentido, o presente trabalho analisa os fatores regulatórios e mercadológicos que permeiam esse cenário, buscando referenciá-los aos fatos históricos e recentes ocorridos nos dois segmentos e às considerações e conclusões registradas em pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre esse mercado. Por fim, são utilizados dados do período 2002-2013 da ANAC, da ANTT e do IBGE para calcular as elasticidades-preço, elasticidades-preço cruzada e elasticidades-renda das demandas por serviços rodoviários e aéreos, primeiro para os conjuntos de ligações que formam cada um dos mercados, o aéreo doméstico e o rodoviário interestadual. Depois, para seis ligações selecionadas onde identificou-se concorrência entre os dois sistemas. Para tanto, são utilizadas regressões lineares simples, regressões lineares múltiplas e regressões log-log, comparando-se os resultados obtidos em cada procedimento. Como resultado, as elasticidades calculadas confirmam as hipóteses da teoria do consumidor e o arcabouço teórico da competição intermodal no transporte de passageiros, revelando que a demanda por cada serviço é afetada negativamente pelos preços do serviço e positivamente pelos preços de seu substituto e pela renda dos consumidores. Além disso, percebe-se que as ligações mais extensas, em quilometragem rodoviária, são as que apresentaram, neste período: maior queda de participação no mercado, maior sazonalidade e maiores elasticidades-preço cruzadas, indicando que a competição com o setor aéreo é mais intensa em linhas rodoviárias com essas características. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe air and road systems are currently the two main means of public transport for passengers on long-distance in Brazil, moving, in 2012, over 140 million people in interstate travel. The last decade has recorded significant growth in the volume of users associated with a significant decrease in bus movement, especially on routes that are served by the two services and those with major road distances between the connected cities. In this sense, this paper analyzes the regulatory and market factors involved in this scenario, seeking reference them to historical and recent developments of the two segments and the considerations and conclusions recorded in researchs and tecnical works on this market. Lastly, was used data for the period 2002-2013 provided by ANAC, ANTT and IBGE to calculate price elasticities, cross-price elasticities and income elasticities of demand for road and air services, first to the sets of links that form each market, domestic air and road interstate. Then, for six selected links-identified competition between the two systems. For this, simple linear regression, multiple linear regressions and log-log regressions are used, comparing the results of each procedure. As a result, the calculated elasticities confirm the assumptions of consumer theory and the theoretical framework of intermodal competition in passenger transport, revealing that the demand for each service is negatively affected by the price of service and positively by price replacement and income consumers. Moreover, it is noticed that the most extensive links, measured in road mileage, presented, in this period: largest drop in market share, greater seasonality and larger cross-price elasticities, indicating that the competition with the airline industry is more intense in road lines with these characteristics.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCompetição intermodal no transporte de passageiros de longa distância no Brasilen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTransportesen
dc.subject.keywordElasticidadeen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.