Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17130
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MichelleAbreuFurtado.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMüller, Fernanda-
dc.contributor.authorFurtado, Michelle Abreu-
dc.date.accessioned2014-11-28T13:01:05Z-
dc.date.available2014-11-28T13:01:05Z-
dc.date.issued2014-11-28-
dc.date.submitted2013-04-02-
dc.identifier.citationFURTADO, Michelle Abreu. Concepções de creche em artigos acadêmicos publicados nos periódicos nacionais A1 e A2 da área de educação. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasilia, Brasilia, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/17130-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasilia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 20014.en
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é identificar quais são as concepções de creche presentes nos artigos acadêmicos, situados nos periódicos nacionais classificados pela CAPES como A1 e A2 no ano de 2012, na área da Educação, entre os anos de 1997 a 2011. Para tanto, foi empreendida a busca por artigos acadêmicos que tivessem, dentre os seus descritores, as palavras-chave creche(s), bebê(s), criança(s) pequena(s), primeira infância e pequena infância, de modo a constituir um corpus de pesquisa contendo 83 artigos. O referencial teórico incorporou discussões acerca da creche como espaço coletivo de educação que precisa ser planejado, organizado e implementado para os bebês e as crianças pequenas. Para a análise do corpus foi utilizado o procedimento metodológico definido por Bardin (2011) como Análise de Conteúdo, que se conecta à abordagem de pesquisa qualitativa. Concomitante a isso, utilizou-se a triangulação de dados, proposta por Flick (2009), com a intenção de combinar análise quantitativa e qualitativa, de modo a proporcionar maior nível de credibilidade e validade aos resultados. Foram construídas grades de análises que serviram como protocolo para a análise das categorias. Destacam-se as grades que trataram sobre os aspectos teórico-metodológicos e os componentes da creche, por terem como base analítica os artigos que compõem o corpus. Sobre os aspectos teórico-metodológicos verifica-se que o lócus privilegiado de pesquisa é a creche pública, seguida da creche universitária. Quanto aos instrumentos metodológicos, observa-se que não há uma preferência de instrumentos, mas sim o uso de muitos deles, combinados entre si. E em relação aos componentes de creche foi possível constatar que embora a creche se apresente para alguns autores como uma alternativa positiva para pais e mães, ainda são evidentes descrições que a caracterizam como precária e um “mal necessário”. Concluiu-se que as discussões acadêmicas incorporaram muitas das prerrogativas legais dirigidas à Educação Infantil. Porém, nem sempre se acompanharam de políticas de atendimento com o propósito de ampliar a oferta e de práticas pedagógicas que respondessem pelas especificidades das creches e dos bebês. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe aim of this study is to identify the conceptions of day care center that are present in national academic journals, stratified as A1 and A2 in the year 2012, in the Education area, between the years of 1997 and 2011. Therefore, searches were used for academic articles that had among their descriptors the keywords: “day care center”, “baby”, “little childhood” and “early childhood”, so as to constitute a corpus containing 83 articles. The theoretical framework incorporated discussions of day care center as a collective space of education that needs to be planned, organized and implemented for babies and little children. For the analysis of the corpus, a methodological procedure defined by Bardin (2011) as Content Analysis, which connects to the qualitative research approach, was used. Related to this fact, we used the triangulation of data proposed by Flick (2009), with the purpose of combining quantitative and qualitative analysis, to provide a higher level of reliability and validity of the results. Four grids of analysis were built and served as the protocol for the analysis of categories, thus organized: editorial components, academic components, theoretical and methodological aspects and components of the day care center. Regarding editorial component, the results show that five journals were responsible for publishing more than half of the analyzed articles and they are situated in the Southeast and South regions. Referring to the academic components, it can be seen that almost two-thirds articles were published by researchers holding a doctoral degree, most part of them were Brazilian women and they preferred individual authorship. On the theoretical and methodological aspects it appears that the privileged locus of research is the public day care centers, then the university day care centers. And in relation to the components of day care center it was established that although day care introduce itself the idea, to some authors, of a positive alternative for fathers and mothers, it is still evident that some descriptions characterize it as a poor and a “necessary evil”. We conclude that the academic discussions have incorporated many of the legal prerogatives related to Early Childhood Education. However, it is not always accompanied by policies to provide services in order to expand the supply and pedagogical practices that show the peculiarities of the day care centers and babies.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleConcepções de creche em artigos acadêmicos publicados nos periódicos nacionais A1 e A2 da área de educaçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCrechesen
dc.subject.keywordPeriódicos acadêmicosen
dc.subject.keywordLactentesen
dc.subject.keywordPrimeira infânciaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.