Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17108
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AndreLuizGoncalvesOliveira.pdf40,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Paisagens sonoras enativas : por uma estética naturalizada
Autor(es): Oliveira, André Luiz Gonçalves de
Orientador(es): Domingues, Diana Maria Gallicchio
Assunto: Arte e tecnologia
Fenomenologia
Ecologia
Arte
Som
Data de publicação: 27-Nov-2014
Referência: OLIVEIRA, André Luiz Gonçalves de. Paisagens sonoras enativas: por uma estética naturalizada. 2013. xvi, 213 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, 2013.
Resumo: Teorias filosóficas e científicas, como a fenomenologia, ecologia e enacionismo, ofereceram suporte para a proposta teórico-prática dessa pesquisa no contexto da arte e tecnociência. As paisagens sonoras enativas possibilitaram experiências estéticas que aqui foram denominadas como naturalizadas. A aproximação de diferentes áreas do conhecimento humano permitiu que se propusesse tais paisagens sonoras enativas, enquanto atualização da expressão artística em paisagens sonoras dos anos setenta do século passado, por meio da incorporação de tecnologias de sensoriamento e relacionamento de dados, a partir de teorias como as citadas. Práticas criativas testaram e validaram as hipóteses e resultaram em trabalhos para duas Bienais Internacionais: uma instalação com paisagem sonora e eventos de vida urbana misturada, na 29a. Bienal de São Paulo; e um sistema enativo com visualização de dados para a 11a. Bienal de Havana. O estudo de caso específico e implementação do projeto (Frog’s Signature) foi a culminância do projeto e de convergência de conhecimentos das áreas de artes, música, engenharias, filosofia, geografia e biologia. Uma vez feito o relato dos resultados das atividades citadas, realizou-se uma reflexão a respeito das possibilidades de experiência estética naturalizada a partir dos referenciais teóricos como a fenomenologia, ecologia e enacionismo. ____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Philosophical and scientific theories, such as phenomenology, ecology and enactionism, offered support for the proposed theory and practice of this research, in the context of art and technoscience. The enactive soundscapes afford aesthetic experiences, that have been termed as naturalized. The approach of different areas of human knowledge that has allowed propose such enactive soundscapes that updating the soundscape concept of seventies of last century, through the incorporation of sensing technologies and data relationship, from theories as the aforementioned. Creative practices tested and validated the assumptions and resulted in work for two International Biennials: an installation with soundscape and urban life events mixed in 29th. Bienal de São Paulo, and an enactive system for 11a. Havana Biennial. The specific case study, a project named "Frog's Signature", was the culmination of the thesis and the convergence of knowledge in the areas of arts, music, engineering, philosophy, geography and biology. Once done the reporting of the results of the aforementioned activities, I propose a discussion about the possibilities of a naturalized aesthetic experience through the theoretical contribuition of phenomenology, ecology and enactionism.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.