http://repositorio.unb.br/handle/10482/17036
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_JoaoPauloGhesti.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A disseminação de políticas de desenvolvimento territorial rural na américa latina: um estudo comparado entre Brasil e Argentina |
Autor(es): | Ghesti, João Paulo |
Orientador(es): | Balestro, Moisés Villamil |
Assunto: | Desenvolvimento rural - América Latina Política pública Planejamento regional Comunidades agrícolas Sociologia rural |
Data de publicação: | 25-Nov-2014 |
Data de defesa: | 14-Fev-2014 |
Referência: | GHESTI, João Paulo. A disseminação de políticas de desenvolvimento territorial rural na américa latina: um estudo comparado entre Brasil e Argentina. 2014. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos Comparados sobre as Américas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O objetivo principal deste trabalho é entender elementos do processo de disseminação de políticas públicas com enfoque territorial rural num contexto latino-americano circunscrito a Brasil e Argentina. A questão que norteia este trabalho é “como o contexto institucional influencia a transferência de políticas públicas de desenvolvimento rural territorial?” Partindo do suposto de que Brasil e Argentina emularam elementos do Programa europeu LEADER na formulação de seu projeto político de abordagem territorial, este trabalho procura tecer uma discussão interdisciplinar entre os pressupostos teóricos do novo institucionalismo e o arcabouço conceitual do policy transfer de Dolowitz e Marsh, que trata do movimento internacional de ideias e práticas, utilizando conceitos como difusão de políticas e lesson-drawing. Assim, procura-se analisar comparativamente como as experiências brasileira e argentina podem potencializar a difusão das políticas de desenvolvimento rural territorial. A análise dos dados ocorre em três partes: na primeira parte, realiza-se uma análise em abstrato do modelo LEADER, a partir do arcabouço conceitual do lesson-drawing a respeito das restrições ao processo de transferência política. À luz do conceito de fungibilidade proposto por Rose (1993), este trabalho identifica um tipo especial de fungibilidade: o espraiamento internacional de lições, isto é, a disseminação de uma lição altamente generalizável a qualquer contexto institucional e, também, racionalmente atraente e justificável, mas dificilmente eficiente ou eficaz no que se refere à transferência do seu conteúdo. São analisadas duas premissas básicas deste conceito nos casos concretos de Brasil e Argentina: a fungibilidade abstrata de instituições, na segunda parte, e a desejabilidade política, na terceira parte. Por fim, este trabalho em seu conjunto apresenta um esboço de um possível padrão latino-americano de difusão de políticas para o desenvolvimento rural territorial: o espraiamento internacional de lições, um misto de lesson-drawing com isomorfismo institucional. Lesson-drawing, porque, a partir da constatação de uma insatisfação, os agentes políticos procuram proativamente por lições vantajosas em termos de legitimidade; e isomorfismo, porque este processo de procura por lições parece motivado não por eficiência ou eficácia, mas pela necessidade de acomodações imediatas aos fracassos legados pelos modelos de desenvolvimento rural precedentes. _______________________________________________________________________________.___________ ABSTRACT The main objective of this thesis is to understand the elements of the process of dissemination of public policies with territorial rural approach in a Latin American context by analyzing the cases of Brazil and Argentina. The research question is “how the institutional context influences the transfer of public policies with territorial approach to rural development?” Stemming from the notion that Brazil and Argentina emulated elements of the European LEADER Programme in formulating their territorial approach policies, this study seeks to carry out an interdisciplinary discussion between the theoretical assumptions of new institutionalism and the conceptual framework of policy transfer from Dolowitz and Marsh, dealing with the international movement of ideas and practices, using concepts such as policy diffusion and lesson-drawing. Thus, it is done a comparative analysis of how the Brazilian and Argentinean experiences can trigger off the diffusion of territorial approach policies in rural development. The analysis of the data is divided into three parts: the first part analyzes the model LEADER, starting from the conceptual framework of the lesson-drawing and moving on to the constraints from policy transfer. In the light of the concept of fungibility proposed by Rose (1993), a special type of fungibility is identified: the international diffusion of lessons, that is, the dissemination of a highly generalizable lesson to any institutional context. This lesson is also rationally attractive and justifiable, but is hardly efficient or effective in relation to the transfer of its contents.Two basic premises of this concept are scrutinized in the concrete cases of Brazil and Argentina: the abstract fungibility of institutions and the political desirability. Finally, the thesis, as a whole, provides an outline of a possible Latin American diffusion pattern of territorial policies for rural development: international diffusion of lessons, a mix of lesson-drawing with institutional isomorphism. Lesson-drawing due to politicians proactive search for advantageous lessons in terms of legitimacy; and isomorphism due to the fact this search for lessons seems to be motivated not by efficiency or effectiveness, but for the need for immediate accommodation to the legacy failures of previous models of rural development. ____________________________________________________________________________________________ RESUMEN El objetivo principal de este trabajo es entender los elementos del proceso de diseminación de las políticas públicas con enfoque territorial rural en el contexto de América Latina circunscrito a Brasil y Argentina. La cuestión orientadora de este estudio es “¿cómo el contexto institucional influye en la transferencia de las políticas públicas de desarrollo rural territorial?”. Partiendo de la noción de que Brasil y Argentina emularon elementos del Programa europeo LEADER en la formulación de sus políticas con enfoque territorial, este trabajo intenta tejer un debate interdisciplinario entre los supuestos teóricos del nuevo institucionalismo y el marco conceptual de lo policy transfer de Dolowitz y Marsh, que trata de la circulación internacional de ideas y prácticas, utilizando conceptos como difusión de las políticas e lesson-drawing. Por lo tanto, se analiza mediante la comparación cómo las experiencias de Brasil y Argentina pueden potenciar la difusión de las políticas de desarrollo rural territorial. El análisis de datos se produce en tres partes: en la primera parte, se analiza el modelo LEADER en abstracto, desde el marco conceptual de lo lesson-drawing en respecto de las restricciones al proceso de la transferencia de políticas. A la luz del concepto de fungibilidad propuesto por Rose (1993), este trabajo identifica un tipo especial de fungibilidad: la difusión internacional de lecciones, es decir, la propagación de una lección altamente generalizable a cualquier contexto institucional y también racionalmente atractiva y justificable, pero difícilmente eficiente y eficaz en relación con el traslado de su contenido. En las partes subsiguientes de este trabajo, se analizan las dos premisas básicas de este concepto en los casos concretos de Brasil y Argentina: la fungibilidad abstracta de las instituciones y la deseabilidad política. Finalmente, este trabajo en su conjunto presenta un esbozo de un posible padrón latinoamericano de difusión de las políticas para el desarrollo rural territorial: la difusión internacional de lecciones, una mezcla de lesson-drawing con isomorfismo institucional. Lesson-drawing cuando los políticos buscan proactivamente lecciones ventajosas en términos de legitimidad; e isomorfismo cuando ese proceso de buscar lecciones no parece motivado por la eficiencia o efectividad, pero por la necesidad de una acomodación inmediata de las fallas legadas de los modelos de desarrollo rural anteriores. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Sociais (ICS) Departamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.