http://repositorio.unb.br/handle/10482/16957
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_ClaraRamthumdoAmaral.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A formação do magistério primário nos primórdios de Brasília (1960-1964) : memórias de uma utopia possível |
Autor(es): | Amaral, Clara Ramthum do |
Orientador(es): | Pereira, Eva Waisros |
Assunto: | Professores - formação Professores - história Educadores - Distrito Federal (Brasil) |
Data de publicação: | 20-Nov-2014 |
Data de defesa: | 24-Fev-2014 |
Referência: | AMARAL, Clara Ramthum do. A formação do magistério primário nos primórdios de Brasília (1960-1964): memórias de uma utopia possível. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O sistema educacional idealizado por Anísio Teixeira para Brasília teve seus fundamentos teóricos advindos do movimento da Escola Nova e pretendia-se modelo nacional. O seu
delineamento no Plano de Construções Escolares de Brasília previa a existência do Curso Normal destinado à formação do magistério primário como parte integrante do Centro de Educação Média (CEM). Esse curso iniciou-se em 1960, ano de inauguração da nova Capital, alicerçado em princípios modernos e democráticos. Seu funcionamento em horário integral e com estrutura diferenciada ensejou experiências inovadoras na formação docente. Porém, logo nos primeiros anos, demissões e greves denunciaram a crise que atingiu o sistema educacional
recém-instituído e que teve seu cume com a quebra, em 1964, do elemento essencial para sua manutenção: a democracia. A história da educação desse período oferece novos elementos ao debate atual a respeito da profissão docente e da formação dos profissionais da educação, uma
vez que apresenta questões relativas ao gênero, à relação teoria x prática e ao conflito profissionalização x precarização do trabalho docente. O estudo em pauta fundamenta-se em pesquisa histórica, amparada por diferentes procedimentos técnicos, que compreendem análise de documentos bibliográficos e de arquivos e depoimentos orais. Embora o desenvolvimento
desta pesquisa tenha sido dificultado pelo ostracismo dispensado a importantes arquivos de instituições educacionais do período, a sua realização foi privilegiada pela possibilidade de contato com pioneiros que viveram a construção e o desmoronamento prematuro dessa utopia educativa. Entende-se que suscitar memórias desse período e preservar e disponibilizar suas fontes são ações importantes para que as reflexões que partem dessa experiência mobilizem os
atuais e futuros agentes da educação brasileira. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The educational system idealized by Anísio Teixeira for Brasília came up with its theoretical foundations on the Progressive Education (Escola Nova) movement. It was intendend as a national model as well. The system's outline – part of the Plano de Construções Escolares de Brasília (Brasília's School Constructions Plan) – determined the existence of the Normal Course, destined as primary teacher's training and part of Centro de Educação Média (nearly like a High School Center). The course started in 1960, the year the new Capital was inaugurated, based on modern and democratic principles. Its working in full time and with differentiated structure gave rise to innovative experiences in teacher education. However, few years after, dismissals and strikes indicated the crisis that reached the educational system newly established. In 1964, the peak of said crisis happened when the essential element was broken: democracy itself. Studies concerning this period in history of education can offer new elements to the current debate about teacher's profession and education professional's training. Questions concerning gender issues, relations between theory and practice and conflicts between professionalization and precariousness of the teaching work are raised by this subject. This study is based on historical research supported on different technical procedures: bibliographical documents, archives and oral testimonials were part of the analysis. Despite suffering from the ostracism that some important archives and institutions are in, the development of this research had the privileged possibility of contact with pioneers who lived the rise and premature fall of this educational utopia. It is understood that evoking memories from this period, as well as preserving and making primary sources available, are important actions to the reflections that come from this experience mobilize the current and the future Brazilian education’s agents. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.