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2014_MarceloSampaioCunhaFilho.pdf34,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGonzales Taco, Pastor Willy-
dc.contributor.authorCunha Filho, Marcelo Sampaio-
dc.date.accessioned2014-11-18T13:44:53Z-
dc.date.available2014-11-18T13:44:53Z-
dc.date.issued2014-11-18-
dc.date.submitted2014-08-15-
dc.identifier.citationCUNHA FILHO, Marcelo Sampaio. Avaliação da vulnerabilidade da rede de transporte rodoviário de carga no Brasil. 2014. xiv, 371 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16917-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a contribuir com o desenvolvimento de um método que possibilite a identificar a vulnerabilidade da rede de transporte rodoviária de carga no Brasil. Para isso,definiu-se como objetivo avaliar a vulnerabilidade da rede de transporte rodoviário de carga, de modo a identificar e classificar os elementos da infraestrutura criticas, avaliando o impacto no custo logístico e o impacto territorial. Para alcançar esse objetivo foi levantado um ferramental teorico-conceitual relativo a rede transporte, transporte de carga no Brasil,infraestrutura critica e vulnerabilidade. Com essas referencias e desenvolvido o método para analisar a vulnerabilidade da rede de transporte rodoviário de carga onde se defini a infraestrutura critica pela medida de centralidade de intermediação e se avalia a vulnerabilidade dos elementos da rede de transporte em estudo. Por fim, a abordagem desenvolvida e aplicada ao estudo de caso feito no principal corredor de exportação de soja no Brasil. Este estudo foi feito pela avaliação do impacto no custo logístico e o impacto territorial. O estudo de caso proposto de mostra a aplicabilidade do método proposto, e se mostra uma como uma ferramenta aos gestores de políticas publicas para identificar e hierarquizar os principais arcos dentro de uma rede de transporte rodoviário de carga para alocar os recursos públicos e privados. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper purposes itself to contribute with the development of a method that makes itpossible to identify the cargo road transport network vulnerability in Brazil. In order toachieve that, it has been defined as an objective to assess the cargo road transport network,as to identify and classify the critical infrastructure elements, assessing the impact upon thelogistic cost and territorial impact. To achieve that goal, it has been raised a theoricconceptualtool concerning the transport network, cargo transport in Brazil, criticalinfrastructure and vulnerability. With these references, the method has been developed toassess the cargo road transport network vulnerability, in which the infrastructure is definedby the measure of intermediation centrality and the vulnerability of the transport networkelements is assessed. Finally, the developed approach is applied to the case study of themain soy exportation corridor in Brazil. This study was made by the assessment of theimpact over the logistic cost and the territorial impact. The case study purposed shows theapplicability of the purposed method, and it shows itself as a useful tool for the publicpolitic managers to identify and rank the main arcs inside a cargo road transport network inorder to allocate public and private resources.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação da vulnerabilidade da rede de transporte rodoviário de carga no Brasilen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTransporte rodoviário de cargaen
dc.subject.keywordTransporte rodoviário de carga - sojaen
dc.subject.keywordInfraestrutura de transporteen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
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