http://repositorio.unb.br/handle/10482/16828
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_MariadaConceiçaoLimaAfonso.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA) |
Autor(es): | Afonso, Maria da Conceição Lima |
Orientador(es): | Duque, Cláudio Gottschalg |
Assunto: | Repositório digital Professores Objetos de aprendizagem Tecnologia da informação |
Data de publicação: | 11-Nov-2014 |
Data de defesa: | 26-Abr-2014 |
Referência: | AFONSO, Maria da Conceição Lima. A visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA). 2014. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Busca conhecer a visão dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros sobre os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA), caracterizando os aspectos que favorecem seu uso no desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem. Para isso, esta pesquisa discorre em sua revisão de literatura sobre: os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA), tanto no contexto da Ciência da Informação como no contexto educacional; e sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito da Educação, contextualizando sua importância no âmbito da educação superior no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa, tendo como método de levantamento dos dados o uso de questionário e entrevistas em profundidade semiestruturadas. Dentre os resultados obtidos estão a identificação e caracterização dos ROA e dos docentes dos cursos de graduação em licenciatura brasileiros. Além disso, examinou a receptividade dos docentes aos ROA, identificando as razões pelas quais esses docentes utilizam ou não esses ambientes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT It seeks to understand the vision of Brazilian teachers of undergraduate degree on Learning Object Repositories (LOR), characterizing aspects that favor its use in the development of teaching-learning activities. To this end, this research discusses in its review of literature about: the Learning Object Repositories (LOR), both in the context of Information Science and the educational context; and on Information and Communication Technologies (ICT) in the scope of Education, contextualizing its importance in the scope of higher education in Brazil. The methodology used was a qualitative exploratory research, using as the method of collection of data questionnaires and interviews in semi-structured depth. Among the results are the identification and characterization of LOR used in Brazil and of Brazilian teachers of undergraduate degree. In addition, it examined the responsiveness of teachers to LOR, identifying the reasons why these teachers use or not these environments. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.