Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16629
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_UrielIrigarayAraujo.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBergamo, Edvaldo Aparecido-
dc.contributor.authorAraujo, Uriel Irigaray-
dc.date.accessioned2014-10-24T19:40:04Z-
dc.date.available2014-10-24T19:40:04Z-
dc.date.issued2014-10-24-
dc.date.submitted2014-07-07-
dc.identifier.citationARAUJO, Uriel Irigaray. A morte e a morte de Quincas Berro Dágua e a trajetória iniciática: mito e oralidade em Jorge Amado. 2014. 173 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16629-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho pretende apresentar uma interpretação da obra A morte e a morte de Quincas Berro Dágua de Jorge Amado, com ênfase nos elementos da literatura oficial (escrita) e tradi-ção oral, os quais incluem os cultos afro-brasileiros (com sua mitologia dos orixás) e também a tradição ocidental, inclusive ibérica, presente na cultura popular nordestina e brasileira em geral. Enfatiza-se, na criação literária a mímesis de aspectos da cultura, em sentido geral e do imaginário. Propõe-se a leitura do protagonista Quincas como um herói iniciático, com base nas teorias de Northrop Frye e de autores como Mircea Eliade e Joseph Campbell, fazendo ainda um paralelo entre o iniciático eliadiano e a catarse lukacsiana. Discute-se o papel do Mito, em literatura, na construção de utopias e da identidade nacional. Observa-se ainda como o conceito de “jornada iniciática” eliadiano dialoga com o “corpo grotesco” bakhtiniano e reto-ma-se a ideia de circularidade entre cultura erudita e cultura popular de Carlo Ginzburg e Mi-khail Bakhtin. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA morte e a morte de Quincas Berro Dágua e a trajetória iniciática : mito e oralidade em Jorge Amadoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAmado, Jorge, 1912-2001 - crítica e interpretaçãoen
dc.subject.keywordCultura afro-brasileiraen
dc.subject.keywordMitoen
dc.subject.keywordTradição oralen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.