Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16371
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesignCentradoUsuario.pdf549,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Design centrado no usuário : criando recursos didáticos para idosos
Outros títulos: User-centered design : creating didactic resources for seniors
Autor(es): Sales, Márcia Barros de
Rosa, Selma dos Santos
Freitas, Sergio Antônio Andrade de
Sales, André Barros de
Assunto: Idosos
Inclusão digital
Design - recursos didáticos
Acessibilidade
Data de publicação: 2013
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: SALES, Márcia B. de et al. Design centrado no usuário: criando recursos didáticos para idosos. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-12, 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41656/26425>. Acesso em: 4 jun. 2014.
Resumo: Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência da criação de recursos didáticos de informática básica para pessoas idosas. Nessa pesquisa, utilizou-se o design centrado no usuário objetivando torná-los mais acessíveis, precisos, concisos e inteligíveis para esses usuários. Este estudo envolveu a participação de 116 idosos, a maioria mulheres, com média de idade de 65 anos, apresentando escolaridade e classe social heterogêneas, todos concluintes do projeto de extensão "Oficinas de Informática para a Terceira Idade", entre 2008 a 2010, da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram desenvolvidos dois recursos didáticos: um material didático impresso e duas videoaulas. Estes recursos didáticos foram avaliados pelo público-alvo por meio de questionários e com base em uma série de experimentos construídos em conjunto com estes usuários. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article aims to present an experience report on the creation of basic computer teaching resources for seniors. In this research, we used user-centered design seeking to make them more accessible, accurate, concise and intelligible to those users. This study involved 116 seniors, mostly women, with a mean age of 65 years, with heterogeneous education and social classes, all graduates of the extension project "Computer Workshops for Seniors", between 2008-2010, of the Federal University of Santa Catarina. We developed two educational resources: a printed teaching material and two video classes. These educational resources were evaluated by the target audience through questionnaires and based on a series of experiments built with those users.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Gama (FGA)
Licença: RENOTE: Novas Tecnologias na Educação - Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41656/. Acesso em: 4 jun 2014.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.