Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16314
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SheillaAndradedeSouza.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Maria da Glória Magalhães dos-
dc.contributor.authorSouza, Sheilla Andrade de-
dc.date.accessioned2014-09-22T17:55:37Z-
dc.date.available2014-09-22T17:55:37Z-
dc.date.issued2014-09-22-
dc.date.submitted2013-12-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Sheilla Andrade de. Ressignificando o ensino de inglês instrumental em contexto profissional de nível médio: uma proposta baseada em sequência didática. 2013. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16314-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2013.en
dc.description.abstractO estudo relatado nesta dissertação objetivou implementar e acompanhar um curso de inglês instrumental baseado em sequência didática a fim de ressignificar o ensino voltado somente à leitura de textos técnicos em uma instituição educacional pública de Minas Gerais. O curso foi desenvolvido com alunos dos cursos técnicos integrados de Informática, Eletrônica, Comércio e concomitante de Informática. Buscou-se perceber de que maneira um curso baseado em sequência didática e envolvendo atividades orais e escritas favorece a aprendizagem de língua inglesa e em que medida as atividades que envolvam o letramento crítico e o uso de novas tecnologias são elementos norteadores para aprender esse idioma. A pesquisa se apoiou em construtos teóricos relacionados com as concepções de língua/linguagem, língua estrangeira e cultura de ensinar e aprender línguas na escola (ALMEIDA FILHO, 2009; 2010; ANTUNES, 2009; BRASIL, 2006; BAZERMAN, 2011; MASTRELLA-DE-ANDRADE, 2010; 2011); com o ensino por meio de gêneros textuais apoiados em sequências didáticas (DOLZ; SCHUNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2011); com as teorias do ensino de inglês para fins específicos (HUTCHINSON; WATERS, 1987; DUDLEY EVANS; ST JOHN, 1998, RAMOS, 2005; CELANI, 2008); e com a teoria dos novos e múltiplos letramentos (DIAS, 2012a; 2012b; ROJO, 2012; MATTOS, 2010; 2011; SOARES, 2002; 2010). A metodologia seguiu os procedimentos da pesquisa-ação (BARBIER, 2007), dado o caráter cíclico e reflexivo, além de permitir replanejar a ação. Os instrumentos de pesquisa de campo incluem diário de bordo, diário de itinerância e questionários, aos quais se agrupa material produzido pelos aprendizes durante o semestre letivo. A análise e a discussão dos resultados apontaram que curso baseado em sequência didática favoreceu positivamente a aprendizagem de inglês, pois proporcionou situações de uso da língua inglesa nas modalidades oral e escrita, aumentando o conhecimento de mundo, e melhorando a autoestima do aprendiz durante o processo de ensino-aprendizagem. Também revelaram que atividade associada com o desenvolvimento do letramento crítico e o uso das novas tecnologias contribuíram para a aprendizagem de LI por ter permitido aos aprendizes se envolverem em situações de uso da língua em contexto reais e digitais a fim de produzir a LI e se comunicarem através dela. Ainda assim, percebeu-se a necessidade de mais pesquisas sobre o tema em contextos de educação profissional técnica de nível médio. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe study reported in this thesis aimed to implement and monitor an English for specific purpose course based on didactic sequence in order to reframe the teaching focused only on technical reading in a federal institution in Minas Gerais. The course was developed with students from Computer, Electronics, and Commerce Technical courses of high school. The research aimed to understand how a course-based in didactic sequence, involving oral and written activities promote English language learning as well as to what extent activities involving critical literacy and the use of new technologies are guiding elements for learning English language. The research was based on theoretical constructs related to conceptions of language, foreign language and culture of teaching and learning in school context: Almeida Filho (2009; 2010), Antunes (2009); OCNEM/LE (BRASIL, 2006); Bazerman (2011), Mastrella-de-Andrade (2010; 2011), teaching through textual genres supported by didactic sequences: Dolz and Schuneuwly (2004); Marcuschi (2011), the theories that discuss the teaching of English for specific purposes: Hutchinson and Waters (1987); Dudley Evans and St John (1998), Ramos (2005); Celani (2008), and New and Multiple Literacies theories: Dias (2012), Rojo (2012), Mattos (2010; 2011), Smith (2002; 2010). The methodology was an action research (BARBIER, 2007) due to the cyclical and reflective particularities, and also allow replanning action if necessary. The instruments used were the student‘s and teacher-researcher daily, questionnaires and analysis of activities produced by the students during the semester. The analysis and the results discourses collected and applied to that specific community, indicated that based course didactic sequence supported the English learning language, and provided to the learner situations of language use in spoken and written modalities, increasing the World knowledge and self-esteem of the learner during the teaching-learning process. Also revealed that activity grounded in developments of critical literacy and use of new technologies have contributed to LI learning, for allowing learners to engage in language use situations in real and digital context to produce LI and communicate through it, becoming understood and understanding the others. The study revealed the necessity of more research related to the topic in contexts of Technical Education in High School Level.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleRessignificando o ensino de inglês instrumental em contexto profissional de nível médio : uma proposta baseada em sequência didáticaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordInglês instrumentalen
dc.subject.keywordProcesso de ensino - aprendizagemen
dc.subject.keywordLíngua estrangeira - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordLetramento - tecnologia da informaçãoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.