http://repositorio.unb.br/handle/10482/16217
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2014_HelkeCunhaCarvalho.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O conceito de crítica na fenomenologia do espírito |
Autor(es): | Carvalho, Helke Cunha de |
Orientador(es): | Lima, Erick Calheiros de |
Assunto: | Crítica filosófica Fenomenologia Conceitos |
Data de publicação: | 8-Set-2014 |
Data de defesa: | 13-Jun-2014 |
Referência: | CARVALHO, Helke Cunha de. O conceito de crítica na fenomenologia do espírito. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Esta dissertação discute o conceito de crítica na Fenomenologia do espírito [1807], de G. W. F. Hegel, tomando por base o enfrentamento de Hegel com o que ele vê como deficiências no projeto crítico kantiano de fundamentação da metafísica, deficiências essas cuja origem – não atribuída, contudo, ao próprio Kant – seria a tendência à fixação em pontos de vista filosóficos unilaterais. Por meio da proposição especulativa, Hegel tenta mostrar, contra Kant, que a razão – entendida como o ponto de vista da infinitude – pode, sim, pretender conhecer
discursivamente o absoluto. Nesse sentido, a crítica hegeliana desdobra-se como o movimento histórico e [auto]formativo das consciências de si, em suas relações orgânicas, vivas, de reconhecimento, sob o pano de fundo de uma intersubjetividade forte. É essa atividade crítica dialética – o próprio movimento especulativo, o qual, refletindo a união entre as dimensões
teórica e prática, reconcilia pensamento e obra (e, nestes, universal e particular, razão e entendimento) – que permite a constituição e a compreensão do absoluto (ou do espírito) como eticidade (Sittlichkeit). ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation discusses the concept of critique in G. W. F. Hegel’s Phenomenology of the Spirit [1807] on the basis of Hegel’s struggle against what he considered to be deficiencies in the Kantian critical project of establishing the fundamentals of metaphysics – and those deficiencies have roots (which are not attributable to Kant himself) in a tendency to fixation on unilateral philosophical points of view. Through speculative proposition, Hegel attempts to demonstrate, against Kant, that reason – understood as the point of view of the infinite – is able to discursively know the absolute. In that sense, the Hegelian critique develops itself as the historical and (auto)formative movement of self-consciousness, in its organic, living relations – recognition relations --, on the basis of a strong notion of intersubjectivity. It is this dialectical critical activity – the speculative movement itself, which, as a result of the union between the theoretical and practical dimensions, reconciles thought and work (and, in them, universal and particular, reason and understanding) – that allows the constitution and the comprehension of the absolute (or the spirit) as ethical life (Sittlichkeit). |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Filosofia (ICH FIL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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