Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16159
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EmmilaDiPaulaCarvalhodosSantos.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaciel, Diva Maria Moraes Albuquerque-
dc.contributor.authorSantos, Emmila Di Paula Carvalho dos-
dc.date.accessioned2014-08-28T15:53:29Z-
dc.date.available2014-08-28T15:53:29Z-
dc.date.issued2014-08-28-
dc.date.submitted2014-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Emmila Di Paula Carvalho dos. Entraves na construção da leitura e escrita: subsídios à psicologia escolar. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/16159-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2014.en
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo investigar situações de entraves na construção da leitura e escrita de alunas/os observadas/os nos anos finais do ensino fundamental, com vistas a promover reflexões que subsidiem a atuação da/o psicóloga/o escolar. Com base nos pressupostos da Psicologia histórico-cultural e da abordagem Psicologia sociocultural construtivista, nos estudos e pesquisas realizadas principalmente nos campos da Psicologia Escolar, Psicologia do Desenvolvimento e da Educação em relação à construção da leitura e escrita, foi realizado um estudo em uma Escola da Rede Pública Municipal de uma cidade do interior da Bahia. A Escola está localizada na zona urbana e atende, no período diurno, no ensino fundamental turmas de 5º ao 6º ano e de 6ª a 8ª série e; no período noturno, na Educação de Jovens e Adultos. Participaram deste estudo: nove alunas/os entre 10 e 25 anos de idade de turmas dos 5º e 6º anos e da 6ª série da escola selecionada e que apresentavam entraves na construção da leitura e escrita; sete de suas/eus professoras/es; seis famílias e a pesquisadora. Coerente com os pressupostos teóricos, os procedimentos metodológicos constaram de: entrevistas individuais episódicas, com todas/os as/os participantes, observação das práticas pedagógicas das salas de aula das/os professora/es envolvidas/os, realização de atividades de leitura e escrita desenvolvidas individual e coletivamente com as/os participantes discentes, análise de documentos e diário de campo. A análise dos resultados foi realizada em dois níveis: 1º) as informações construídas foram organizadas de acordo com cada procedimento utilizado; 2º) a partir desse primeiro nível de análise, foi realizada a triangulação dos registros, que permitiu a construção de categorias de análise, possibilitando o exame minucioso e interpretativo das informações Os resultados indicaram que as concepções das/os participantes estão ainda carregadas de interpretações naturalizantes sobre a construção da leitura e escrita, contudo já são observadas algumas concepções críticas que prenunciam a possibilidade de mudanças futuras, as quais podem ser promovidas pela/o psicóloga/o escolar a partir de uma prática crítica que entenda a complexidade e dinamicidade dos fenômenos estudados e que atue junto à equipe escolar, às/os alunas/os e às famílias, a fim de promover reflexões que permitam a adoção de concepções mais críticas e a qualificação do processo de construção da leitura e escrita. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe study aimed to investigate situations of restrains in the construction of reading and writing of the students observed in the final years of primary school, in order to promote reflections to subsidize the performance of the school psychologist. Based on the assumptions of cultural-historical psychology and the constructivist sociocultural psychology approach, in studies and research conducted mainly in the fields of School Psychology, Developmental and Educational Psychology in relation to the construction of reading and writing, a study was conducted in a municipal public school of a country town of state of Bahia. The School is located in the urban area and attends during daytime in elementary school with classes from 5th to 6th years and from 6th to 8th grades, and at nocturnal period, in Youth and Adult Education. Participants of this study were: nine students between 10 and 25 years old from classes of 5th and 6th years and from 6th grade from selected school that presented restrains in the construction of reading and writing; seven of their teachers; six families and the researcher. Consistent with the theoretical assumptions, methodological procedures were consisted by: episodic individual interviews with all participants, observation of pedagogical practices of the classrooms of the teachers involved, performance of reading and writing activities developed individually and collectively with the students participants, documents analysis and field diary. Analysis of the results was performed on two levels: 1st) the information constructed was organized according to each procedure utilized; 2nd) after this first level of analysis, the triangulation of records was performed, which enabled the construction of categories of analysis, allowing the thorough and interpretive examination of information. The results indicated that the conceptions of the participants are still filled of naturalizing interpretations about the construction of reading and writing, although some critical conceptions that predict the possibility of future changes are already observed, which can be promoted by school psychologist from a critical practice that understands the complexity and dynamicity of the phenomena studied and acting with the school staff, to students and families in order to promote reflections that permit the adoption of most critical conceptions and qualification of the construction process of reading and writing.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEntraves na construção da leitura e escrita : subsídios à psicologia escolaren
dc.title.alternativeRestrain in the construction of reading and writing : subsidize the school psychologist’s.en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPsicologia escolaren
dc.subject.keywordLeituraen
dc.subject.keywordEscritaen
dc.subject.keywordPsicologia do desenvolvimentoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.