http://repositorio.unb.br/handle/10482/16093
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2014_FelipeBarbosaAlencastro.pdf | 14,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Aplicação de ferramentas de geotecnologias para análise multitemporal do risco de acidentes aeroviários por colisão com fauna em 4 aeroportos brasileiros |
Autor(es): | Alencastro, Felipe Barbosa de |
Orientador(es): | Bias, Edilson de Souza |
Assunto: | Colisão com aves Sensoriamento remoto Índices de vegetação Sistemas de informação geográfica |
Data de publicação: | 14-Ago-2014 |
Data de defesa: | 25-Mar-2014 |
Referência: | ALENCASTRO, Felipe Barbosa de. Aplicação de ferramentas de geotecnologias para análise multitemporal do risco de acidentes aeroviários por colisão com fauna em 4 aeroportos brasileiros. 2014. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Geociências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | As colisões entre aves e aviões têm aumentado bastante nas últimas décadas em todo o mundo. É crescente a preocupação em reduzir a quantidade de colisões, bem como minimizar os danos causados por elas. Este estudo analisou as principais espécies envolvidas em incidentes aéreos e seus os focos atrativos, além do efeito da perda de vegetação na área de segurança dos aeroportos de Cuiabá, Manaus, Guarulhos e Porto Alegre. As espécies de risco foram identificadas a partir da análise dos registros de colisões entre 2001 e 2012. Os principais atrativos dessas espécies foram identificados e monitorados entre os anos de 2009 e 2013. A análise de perda de habitat natural foi feita a partir de imagens de sensoriamento remoto, por meio do índice de vegetação NDVI entre os anos de 2001 e 2011. Foi observado que os fatores que têm influência sobre esse aumento observado nos últimos anos, vão desde a presença de animais nas áreas operacionais dos aeroportos, à presença de diversos atrativos para a fauna no entorno dos aeroportos e também a perda de habitat natural nas áreas adjacentes. A espécie de maior risco para a aviação nos aeroportos estudados é o quero-quero, seguida do urubu e do carcará. Todos os atrativos de grande risco à aviação são de origem antrópica, relacionados, principalmente, a problemas como a destinação de resíduos sólidos orgânicos. Cuiabá foi o aeroporto com menor área de vegetação natural, enquanto Manaus teve a maior área de cobertura vegetal natural O uso das geotecnologias como o sensoriamento remoto e o sistema de informações geográficas é fundamental para a aquisição, integração e análise dessas informações visando o manejo da fauna e a gestão de seu risco na aviação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The birdstrike on aviation is an increasing problem on the last decades around the world. It is critical decrease the number of collisions and the damages caused by them. This study analyzed the species involved and what is attracting this species and the effect of plant loss on the security area of Cuiabá, Manaus, Guarulhos and Porto Alegre International Airports. The analyses of the risk species was done from birdstrike CENIPA data between 2001 and 2012. The attractives focus were identify and monitoring between 2009 and 2013. The plant loss on the airport security area was analyzed using remote sensing NDVI data between 2001 and 2011. It was observed that presence of animals near the airport operational area, presence of food source for the risk species and the habitat loss are associated with the birdstrike issue. The most risk species were the lapwing, the vultures and the falcons. All the areas that are attracting those risk species are human related areas, with organic depositions. Cuiabá has the lowest vegetated area and Manaus has the biggest vegetated area. The geotechnology such as remote sensing and GIS are important to collect, analyze and integrate data to manage wildlife looking for a safe aviation environment. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2014. |
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