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Título: Inclusão digital de idosos : abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático
Outros títulos: Digital inclusion of the elderly : multiple intelligen- ces and ergonomic approach for teaching material development
Autor(es): Sales, Márcia Barros de
Sales, André Barros de
Amaral, Marília Abrahão
Assunto: Inclusão digital - idosos
Ergonomia
Inteligências múltiplas
Material didático
Data de publicação: 2013
Editora: Universidade Federal de Santa Catarina
Referência: SALES, Márcia Barros de; SALES, André Barros de; AMARAL, Marília Abrahão. Inclusão digital de idosos: abordagem ergonômica e inteligências múltiplas para elaboração de material didático. Revista Extensio, v. 10, n. 15, p. 140-152, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p140/25458>. Acesso em: 4 jun. 2014.
Resumo: Este artigo apresenta um estudo da participação direta de usuários idosos no processo de elabo¬ração de material didático, utilizando o design centrado no usuário com o intuito de deixá-lo mais atrativo, acessível e didático. Procurou-se alicerçar todas as atividades desse material com as inteligências múltiplas defendidas por Howard Gardner. Para o processo de validação desse material didático, utilizou-se a técnica empírica de oficinas de interação, que exige a participação direta dos envolvidos. Assim, foi realizada uma avaliação qualitativa desses materiais pelos usuários, cujos resultados são aqui apresentados. Participaram deste estudo 31 idosos, com média de idade de 65 anos e com grau de escolaridade heterogênea, frequen¬tadores do projeto de extensão “Oficinas de Informática para a Terceira Idade”, da Universidade Federal de Santa Catarina. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presents the study of elderly users direct participation in the preparation of teaching material using user-centered design in order to make it more attractive, accessible and educational. We sought to underpin all its activities through multiple intelligences defended by Howard Gardner. For the teaching material validation process we used the empirical technique of interactive workshops that requires direct participation of those involved. In this manner, a qualitative assessment of these materials by users was performed, which results are presented here. The study included 31 elderly users, with a mean age of 65 years and heterogeneous schooling, participants of the extension project of “Computer Workshops for The Elderly” the Federal University of Santa Catarina.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências e Tecnologias em Engenharia (FCTE) – Campus UnB Gama
Licença: Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, SC, Brasil ISSN 1807-0221 está licenciada sob Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Brasil (CC BY-NC-SA 2.5 BR)). Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/1807-0221.2013v10n15p140/25458. Acesso em: 4 jun. 2014.
DOI: https://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2013v10n15p140
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