http://repositorio.unb.br/handle/10482/15717
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_EfrainMacieleSilva.pdf | 558,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A pedagogia histórico-crítica no cenário da educação física brasileira |
Outros títulos: | The historical-critical pedagogy in scene of brazilian physical education |
Autor(es): | Silva, Efrain Maciel e |
Orientador(es): | Húngaro, Edson Marcelo |
Assunto: | Educação física Pedagogia crítica - história |
Data de publicação: | 29-Mai-2014 |
Data de defesa: | 17-Dez-2013 |
Referência: | SILVA, Efrain Maciel e. A pedagogia histórico-crítica no cenário da educação física brasileira. 2013. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi o de contribuir com a construção coletiva da pedagogia históricocrítica no âmbito da Educação Física, delineando um mapeamento da produção acadêmica da área que se apropriou de forma explícita ou implícita desta teoria pedagógica. Este foi um trabalho teórico fundado no método histórico-dialético, que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica considerando como fonte principal a produção acadêmica vinculada no período de 1984 a 2012 nos periódicos: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Movimento, Pensar a Prática e Motrivivência. Foram identificados outros trabalhos como fontes complementares através das referências bibliográficas, indicações e pesquisas em bancos de dados on-line. Os resultados das fontes principais nos levaram a um total de 2.156 artigos, dos quais 20 apresentaram uma relação implícita (0,93% do total) e apenas 4 uma relação explícita (0,19% do total) com a pedagogia histórico-crítica. Já nas fontes complementares foram encontrados diversos trabalhos que realizaram uma relação explícita, tais como: artigos, dissertações, monografias, livros e uma tese de doutorado. Concluímos esta pesquisa confirmando nossa hipótese inicial de que a pedagogia histórico-crítica ainda é muito incipiente na produção acadêmica da Educação Física brasileira e quando esta relação é encontrada, na maioria das vezes, ela ainda se dá por meio da proposta didática de Gasparin e/ou em aplicações de experiências de ensino através da metodologia crítico-superadora. Ainda são necessários novos estudos na área da Educação Física que somem esforços na construção coletiva da pedagogia histórico-crítica, neste sentido, os resultados desta pesquisa podem contribuir, uma vez que apresentam um amplo mapeamento desta produção. Esperamos que a partir destas primeiras aproximações outros pesquisadores possam colaborar no desenvolvimento desta teoria pedagógica no âmbito da Educação Física. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this research was contribute with historical-critical pedagogy collective building in scope of Physical Education, delineating an academic production map of the area which in an explicit or implicit way has appropriated this pedagogic theory. This was a theoretical work founded in historical-dialectical method which made use of the bibliography research technique and has considered as main fount the academic production, linked between 1984 to 2012 years, in the journals: Brazilian Journal of Sport Science, Movement Magazine, Thinking Practice and Motrivivência. Another works were identified as additional sources by bibliography references, online database researches and indications. The main sources results showed 2156 articles in totally, of which 20 presented an implicit relationship (0.93% in totally) and just 4 (0.19% in totally) an explicit relationship. However, in the complementary sources several works which performed a explicit relationship were founded, such as: articles, dissertations, monographs, books and one doctoral thesis. We conclude this researcher confirming our initial hypothesis that the historical-critical pedagogy, in the academic production of the Brazilian Physical Education, is very inceptive yet and, when this connection has founded in the majority time, it is given by Gasparin’s didactic proposal and/or in teaching experiences applications by the critical-surpassing methodology. New studies in the Physical Education area which add efforts in the collective building of the historical-critical pedagogy are required yet, in this direction, this research results can contribute once shows a wide mapping of this production. We hope that from these first approaches other researchers can collaborate in development of this pedagogic theory in Physical Education scope. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado em Educação Física, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.