http://repositorio.unb.br/handle/10482/15607
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2014_FabiolaGuedesAraujo.pdf | 5,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A influência da infraestrutura cicloviária no comportamento de viagens por bicicleta |
Outros títulos: | The influence of the cycle infrastructure in the cycling travel behavior |
Autor(es): | Araújo, Fabíola Guedes |
Orientador(es): | Silva, Paulo César Marques da |
Assunto: | Bicicletas Ciclovias Viagens |
Data de publicação: | 16-Mai-2014 |
Data de defesa: | Fev-2014 |
Referência: | ARAÚJO, Fabíola Guedes. A influência da infraestrutura cicloviária no comportamento de viagens por bicicleta. 2014. xiii, 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A bicicleta é o único veículo cuja aquisição é acessível a todas as classes sociais, contribui para a melhoria da saúde do usuário, não polui o ambiente e não requer combustível. No Brasil, apesar da lei garantir o direito à infraestrutura urbana e ao transporte, esse modo ainda não recebeu o tratamento adequado ao papel que desempenha e, por não ser prioridade, resulta em exclusão social, riscos e desrespeito com os usuários. O sistema cicloviário faz parte de sistemas maiores; o sistema de transportes e o próprio sistema urbano. Dessa forma este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento de viagens por bicicleta na cidade de Ceilândia – DF, identificando o perfil do usuário e quais os fatores influenciam na escolha pelo modo. Para isso, realizou-se pesquisa de campo com aplicação de formulário para entrevista com os ciclistas. O método utilizado envolve basicamente cinco etapas: (i) delimitação e caracterização da área de estudo; (ii) definição da amostra; (iii) levantamento de dados; (iv) tabulação dos dados; e, (v) análise descritiva dos dados obtidos. Foram entrevistados 200 ciclistas. Dentre os principais resultados obtidos pode ser observado que a maioria dos usuários é do sexo masculino, está na faixa etária entre 30 a 50 anos e a escolaridade raramente ultrapassa o ensino médio. Entre os fatores que contribuem para a escolha da bicicleta, destaca-se a presença de ciclovia e a prática do esporte ou benefício para a saúde. Além disso, a pesquisa de campo possibilitou a coleta de outros fatores que influenciam negativamente o uso da bicicleta e que não estavam no formulário, como o roubo de bicicletas e a presença de muitos pedestres nas ciclovias. Concluiu-se que a construção das ciclovias na cidade de Ceilândia atraiu poucos “novos” usuários da bicicleta, mas atraiu muitos usuários que utilizavam as ruas dividindo o espaço com os modos motorizados aumentando o risco de conflitos e acidentes. Esses resultados servem de subsídio para tomadores de decisão na definição de estratégias que visem incentivar o uso da bicicleta. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The bicycle is the only mode of transport whose acquisition is accessible to all social classes, that contributes to the improvement of its user’s health, that does not pollute and doesn’t require fuel. In Brazil, despite the rights to urban infrastructure and to transportation being ensured by law, this mean of transportation has not received treatment adequate to its role. Because it is not a priority in public transportation policies, it results in social exclusion, risks and disrespect to its users. The cycle infrastructure is part of larger systems: the transportation and the urban systems. In that manner, this work’s objective was to evaluate the cycling travel behavior in the city of Ceilandia, DF, identifying the users’ profile ad which were the factors influencing their choice for this transportation mode. A field survey was conducted with the application of a questionnaire to interview cyclists. The method utilized encompass five steps: (i) characterization and delimitation of the study area, (ii) definition of the sample, (iii) data collection, (iv) data tabulation and (v) descriptive analysis of the data. Two hundred cyclists were interviewed. Among the main found results, one can observe that majority of users are males in ages of 30 to 50 years old and education level rarely exceeds high school degree. Among the factors that contribute to the choice of bicycle as a transportation mean, the presence of a designated bike lane, its use for sport’s practice and the health benefits stand out in the results. In addition, the research also allowed the collection of other factors that influence negatively the use of bicycles and that were not in the questionnaire, such as theft and the large number of pedestrians utilizing the cycle lanes. In conclusion, the construction of cycle lanes in the city of Ceilandia attracted few “new” bicycle users, but attracted many users that were previously sharing the roads with motorized vehicles increasing the risk of conflicts and accidents. These results will serve as subsidy for decision makers in the definition of strategies that aim to incentivize the use of bicycles. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2014. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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