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Título: Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix
Autor(es): Rangel, Alexandre G. Q.
Orientador(es): Mota, Marcus Santos
Assunto: Arte e tecnologia
Arte na educação
Software livre
Data de publicação: 13-Mai-2014
Referência: RANGEL, Alexandre G. Q. Quase-cinema: educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix. 2013. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Dissertacao de mestrado sobre praticas artisticas e educacionais entrelacadas por meio do processo de criacao audiovisual improvisada possibilitada pela tecnologia digital. As propostas pedagogicas de uso do remix - como cinema ao vivo ou como VJ (visual joquei) - sao concretizadas com o uso das ferramentas de software livre desenvolvidas pelo autor - o conjunto de programas Quase-Cinema. É tracado um paralelo entre as praticas de cinema ao vivo e software-art com o conceito de obra aberta, como observado pelos artistas Hélio Oiticica, Lygia Clark e Joseph Beuys – visões nas quais os papéis de artista, de propositor e de educador tangenciam. A pesquisa tem o foco no desenvolvimento e analise da interface do software Quase-Cinema, assim como a analise das oficinas de arte-educacao ja realizadas. Para tais esclarecimentos, sao utilizadas entrevistas realizadas presencialmente e online. O estudo tem o objetivo de identificar as potencialidades do software e suas oficinas relacionadas, com vistas em processos de expressao, capacitacao, fortalecimento e emancipacao de criadores nas cadeias criativas do audiovisual e novas midias. O processo tem como objetivo final a sensibilizacao artistica em termos de percepcao e expressao em meios digitais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Research about artistic and educational practices woven together by improvised digital audiovisual creation enhanced by digital technologies. The pedagogical proposals centered around the use of remix on live cinema and VJ (visual jockey) practices – are made possible by the use of open source software packages (Quase-Cinema) developed by the author. A parallel is drawn between the practices of live cinema and software-art and the concept of open work of art, as seen by artists Hélio Oiticica, Lygia Clark and Joseph Beuys – visions that state the roles of artist, proponent and educator come together. The work has its focus on the development and analysis of the interface of the Quase-Cinema software, as well as a look on the art-education workshops held about the theme. Looking for these insights, interviews with users were conducted. The study had the objective of identifying the potencial of the software and its related workshops, aiming towards capacitation of creators on audiovisual and new media. The final goal is the artistic sensibilization on the terms perception and expression with digital media.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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