Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15583
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaKarolineMaiaSilva.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Abordagem de temas CTS em uma escola particular : análise de uma experiência vivenciada
Autor(es): Silva, Ana Karoline Maia da
Orientador(es): Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Assunto: Química - estudo e ensino
Ciência e tecnologia
Ar - poluição
Química verde
Data de publicação: 12-Mai-2014
Referência: SILVA, Ana Karoline Maia da. Abordagem de temas CTS em uma escola particular : análise de uma experiência vivenciada. 2013. 158 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O ensino com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) refere-se à formação de cidadãos a partir de um conhecimento mais amplo sobre as inter-relações CTS. Apesar de essa abordagem estar presente nas Orientações Curriculares do MEC, sabe-se que em geral os professores apresentam dificuldades de incluir uma ênfase CTS em suas aulas, seja pela limitação docente ou pelas restrições estabelecidas pelas instituições de ensino. Isso se torna mais limitante em escolas particulares que focam o ensino para o vestibular. Como professora de uma escola particular do Distrito Federal, me propus enfrentar esse desafio. Nesse sentido, o principal propósito deste trabalho foi elaborar e aplicar uma proposta de sequência didática que tivesse enfoque CTS e fazer uma análise exploratória sobre possíveis impactos dessa proposta em aulas de Química do Ensino Médio em uma escola particular do Distrito Federal, cujo principal foco é preparar os alunos para o vestibular de universidades federais. Os temas escolhidos foram poluição atmosférica e química verde, os quais estão relacionados aos conteúdos do estudo dos gases e cinética química. Aulas com enfoque em CTS foram adaptadas para o contexto escolar e ministradas para turmas do 1o ano do ensino médio. Ao todo foram 13 aulas destinadas ao conteúdo programático, nesse sentido, apenas uma não teve abordagem CTS, e nas demais foram destinados parte da aula ao enfoque CTS, seja por meio de notícias, vídeos, leitura de textos ou discussão em grupo. Para analisar a experiência vivenciada, foi feita gravação em áudio das aulas, registros em uma narrativa de memória, entrevista em grupo, aplicação de questionário de opinião, além de observações feitas por um bolsista licenciando em Química da Universidade de Brasília. Os dados coletados demonstraram que mesmo diante de um contexto restrito, muitos alunos apresentaram evidência de aprendizagem sobre os temas estudados e também manifestaram interesse em ampliar a quantidade e tempo das aulas destinadas a trabalhar temas sociocientíficos. Os dados também apontam que para muitos alunos, o estudo dos temas foi importante e significativo, o que indica que é viável trabalhar com temas mesmo em um contexto de escola particular voltada para a preparação dos alunos para ingressarem em universidades federais. Isso vem demonstrar que não há incompatibilidade em se adotar práticas voltadas para a cidadania, focando as inter-relações CTS com o ensino de conteúdos de ciência, como revelam muitos professores que não desejam introduzir um ensino mais contextualizado em suas aulas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Teaching with Science-Technology-Society approach refers to qualify citizens from a wider knowledge about the interrelationships CTS. Although this approach is present in the Curriculum Guidelines of the MEC, it is known that in general teachers have difficulties to include an emphasis CTS in their classes, either by teaching or limiting the restrictions set by educational institutions. This becomes more limiting in private schools that focus on teaching for the exam. As a teacher in a private school, I set this challenge. Accordingly, the main purpose of this study was to analyze the interest of students about socio-scientific issues and their learning on the issues discussed in relation approach Science-Technology-Society (STS) in Chemistry classes of high school at a private school in the Distrito Federal, whose main focus is to prepare students for the entrance exam of federal universities. Air pollution and green chemistry were chosen topics which are related to schools, the study of gases and chemical kinetics. Classes focusing STS were adapted to the school context and taught classes for the 1st year of high school. Altogether, there were 13 classes designed to program content, in this sense, only one did not approach STS, and the rest were for about 25 minutes to CTS approach, whether through news, videos, reading texts or discussion in group. For analyze the lived experience, we had the audio classes recorded, registers into a narrative memory, interview with a focus group, opinion questionnaire, in addition to observations made by a licensing student in Chemistry at the University of Brasilia. The collected data showed that even before the restricted context, many students had learning ab out the topics studied and expressed interest in expanding the number and class time for working socio-scientific issues. The data also point to indicators that students study the topics was important and significant, which shows that it is feasible to work with the same issues in the context of a private school dedicated to preparing students to enroll in public universities. This demonstrates that there is no inconsistency in adopting practices for citizenship, focusing on the interrelationships STS with teaching science content, as shown by many teachers who do not wish to introduce a more contextualized teaching in their classes.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.