Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15407
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ElizeuSantosdoNascimento.pdf41,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorrêa, Antenor Ferreira-
dc.contributor.authorNascimento, Elizeu Santos do-
dc.date.accessioned2014-04-02T12:17:25Z-
dc.date.available2014-04-02T12:17:25Z-
dc.date.issued2014-04-02-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Elizeu Santos do. Grupos sinfônicos de sopros: conceitos e aspectos estruturais, 2013. 307 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15407-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Música, 2013.en
dc.description.abstractHá no Brasil uma confusão terminológica no que respeita à constituição instrumental e ao repertório adotado por grupos musicais denominados bandas sinfônicas e orquestras de sopros. Quando se analisa a formação instrumental e as obras que compõem o repertório desses grupos, percebe-se que se tratam, na verdade, de formações melhor classificadas como bandas iniciantes, bandas juvenis, bandas de concerto e, só após tais estágios, banda sinfônica. Este estudo procura demonstrar as diferenças entre os grupos sinfônicos categorizados como bandas, esclarecendo as especificidades de cada um deles. O assunto investigado, que não é uma mera querela terminológica, apresenta as diferenças conceituais e estruturais entre os grupos musicais constituídos por instrumentos de sopros, tendo também em vista o conjunto de sopros (wind ensemble) criado por Frederick Fennell (1914-2004) e os grupos sinfônicos de sopros correlatos. O objetivo é demonstrar que, embora parecidos, esses grupos possuem significativas particularidades, cuja compreensão irá dirimir vários desentendimentos observados na literatura e na prática sinfônica de sopros no Brasil. Por meio da análise das partituras são descritas de maneira orientada e pormenorizada, as peculiaridades dessas formações instrumentais e os respectivos desdobramentos acarretados no efetivo pessoal e repertório. Conclui, ao deixar evidente que há distinções objetivas entre as formações instrumentais referidas. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn Brazil, there is some terminology confusions about the instrumental constitution and the repertory used for some musical groups named symphonic bands and a wind orchestras. When we look for the instrumental constitutions and the repertory for these groups, in fact, we see that, they would be better classified as children bands, youth bands, concert bands, and after this, symphonic band. This work looks for to demonstrate the differences between the symphonic musical groups named as bands, showing that there are some distinctions in each musical group. The subject, that it is not just a question about different names, shows the conceptual and structural differences between the musical groups with wind instruments, and we take as the principal example the wind ensemble created by Frederick Fennell (1914-2004), and the others similar wind symphonic groups. We want to show that, even though these groups may be similar, they have some little differences, and with this knowledge, some disagreements will be ended in the repertory and with the wind playing in Brazil. In this work, to prove what we are saying, we will do some specific analysis, where we will show the distinctions in this musical groups and its repertory. Finally, the conclusion shows that there is a truly difference between each wind symphonic group.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleGrupos sinfônicos de sopros : conceitos e aspectos estruturaisen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordMúsicosen
dc.subject.keywordInstrumentos de soproen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.