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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15358
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Title: Sistemas enativos afetivos em arte e tecnociência : experiências vitais dos deslocamentos na cidade
Other Titles: Affective enactive systems in art and technoScience : vital experiences of displacement in the city
Authors: Lucena, Tiago Franklin Rodrigues
Orientador(es):: Domingues, Diana Maria Gallicchio
Assunto:: Arte e tecnologia
Arte e ciência
Biotecnologia - arte
Issue Date: 21-Mar-2014
Citation: LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues. Sistemas enativos afetivos em arte e tecnociência: experiências vitais dos deslocamentos na cidade. 2013. 243 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Tese realizada no PPG-Arte, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia – Universidade de Brasília, desenvolvida no Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência - LART-FGA, sob a perspectiva dos Novos Leonardos. Ligada ao tema da Reengenharia da Vida no eixo da Reengenharia do Sensório, a proposta teórico-prática segue metodologia transdisciplinar, inserindo-se na Arte Contemporânea, no domínio da Bioarte. Traz as Artes do Corpo para o diálogo com a Engenharia Biomédica e a Saúde em experimentos e reflexões geradas pelo ato sinestésico e proprioceptivo da caminhada, com referências nas teorias enacionistas. A criação em laboratório de um sistema enativo afetivo permite o processo de aquisição, transdução, processamento de sinais e visualização de dados das trocas afetivas de um corpo em deslocamento na cidade. Criam-se mapas vivos do corpo em ação, ou por enações, gerando biogramas que escrevem narrativas afetivas do gênero documental da vida dos indivíduos e seus elãs vitais. Corpos portando componentes eletrônicos em sistema embarcado e em biomaterial látex, que adere naturalmente à pele, têm os sinais fisiológicos auferidos durante as experiências vitais dos deslocamentos. Enações resultantes do acoplamento corpo-ambiente exploram a ubiquidade e mobilidade num sensório expandido. Na direção de uma estética naturalizada, no domínio da Arte e TecnoCiência, os resultados contribuem para as Artes, Engenharias e a Saúde, no campo da m-health. Análise comparativa com o Cinema e com a História da Arte traz exemplos poéticos do tema da caminhada e da vitalidade do ato de andar com o sentido de presença no espaço físico ampliado pelo nosso sistema enativo afetivo. São eventos, episódios e acontecimentos que remetem ao happening e à performance ampliados pelas tecnologias sensoriais. Tecnologicamente, o sistema é dotado de sensores fisiológicos, e em sua classificação ecológica atende a qualidades sensoriais (GSR, ECG, EMG e FSR) e locativas (GPS, acelerômetro). Trata-se de inovação tecnológica disruptiva, que propõe a ampliação e/ou suplementação sensória com a fabricação de sentidos sintéticos, que permitem captar comportamentos e experiências humanas em suas instâncias vitais, transformando o conceito de “vivo”. O resultado foi validado em etapas de testes e controle, executados dentro de laboratórios de pesquisa e em situações experienciadas na rua, visualizadas, comentadas e ilustradas na tese. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Affective Enactive Systems in Art and TechnoScience: Vital Experiences of Displacement in the City. This PhD dissertation was completed in the Art Graduate Program, within the line of research of Art and Technology at Brasilia University, and was developed at the Art and TechnoScience Research Lab – LART-FGA, from the perspective of The New Leonardos. Connected to the theme of Reengineering of Life, and principally to the sub-theme of Reengineering of Sensorium, this theorical-practical proposal follows a transdisciplinary methodology, inserting itself into Contemporary Art, within the field of Bioart. It brings the Art of the Body into a dialogue with Biomedical Engineering and Health in experiments and reflections generated by the synesthetic and proprioceptive action of walking, based on an enactive approach. The creation in the lab of an Affective enactive system allows the acquisition, transduction, signal processing and data visualization of the affective exchanges as processes to further the understanding of the way the body displaces itself in a city. It creates living maps of the body's action, or by enaction, generates biograms that write documental affective narratives of people’s daily lives and their vital élan. Bodies wearing this system’s electronic components, which are embedded in biomaterial latex and attached to the skin naturally, have their physiological signals obtained during vital experiences of displacement. Enactions emerge from the coupled relationship of body and environment and this PhD dissertation explores the concept of the ubiquitousness and mobility of technology for an expanded sensorium. With the aim of a naturalized aesthetic in the domain of Art and TechnoScience, the results contribute to the fields of Arts, Engineering and Health, inside the m-health field. Comparative analysis with Cinema and the History of Art introduces poetic examples on the theme of walking and the vitality of the act of walking to the sense of presence in physical space augmented by our affective enactive system. They are events, episodes and anecdotes that deliver the ‘happening’ and the ‘performance’ amplified by sensor technologies. The system is composed technically of physiological sensors, and in their ecological classification, measure the sensory (GSR, ECG, EMG and FSR) and locative qualities (GPS and accelerometer). It is a disruptive, innovative technology, that improves the sensory amplification and/or supplementation with the manufacture of synthetic senses, which allow one to capture the human behaviors and experiences in their life situations, transforming the concept of being alive/living. The result was validated by test and control stages, executed inside research labs, in out-of-lab situations (on the street), visualized, commented and illustrated in this PhD dissertation.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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