http://repositorio.unb.br/handle/10482/1535
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao_Raphael_Coutinho_Cunha.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Preferências domésticas e diplomacia comercial : a posição negociadora brasileira sobre o comércio de serviços nas rodadas Uruguai e Doha |
Autor(es): | Cunha, Raphael Coutinho da |
Orientador(es): | Carvalho, Maria Izabel Valladão de |
Assunto: | Organização Mundial do Comércio Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS) Rodada Uruguai Rodada Doha Política externa - Brasil Acordo Geral de Tarifas e Comércio (Organização) |
Data de publicação: | 8-Jul-2008 |
Data de defesa: | 8-Jul-2008 |
Referência: | CUNHA, Raphael Coutinho da. Preferências domésticas e diplomacia comercial: a posição negociadora brasileira sobre o comércio de serviços nas rodadas Uruguai e Doha. 2008. 220 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
Resumo: | O Brasil tem adotado tradicionalmente postura defensiva em negociações
multilaterais sobre o comércio de serviços no âmbito do GATT e da OMC. A literatura
acadêmica indica que as preferências de atores domésticos não-governamentais são uma
das principais variáveis para se explicar decisões em matéria de política comercial e
política externa econômica. O objetivo desta dissertação, portanto, é avaliar em que
medida as preferências de atores não-governamentais influenciaram a posição
negociadora brasileira nas negociações comerciais multilaterais sobre serviços. Em
outras palavras, investiga-se se as preferências não-governamentais constituem variável
relevante para explicar as decisões tomadas pela diplomacia brasileira no tema de
serviços. Para tanto, a posição negociadora do país nas negociações sobre serviços é
estudada em dois momentos distintos: (a) na Rodada Uruguai do GATT; e (b) na
Rodada Doha da OMC. Em ambos os casos, dois subsetores de serviços foram
enfocados: (i) serviços de engenharia e construção e (ii) serviços financeiros,
especialmente bancários. As evidências reunidas incluem documentação primária
(correspondência diplomática), entrevistas com atores governamentais e nãogovernamentais
e matérias de jornal, além da literatura relevante. A evidência
disponível sugere que, em ambos os casos estudados, a posição negociadora brasileira
não pode ser explicada por meio das preferências de atores não-governamentais e da
atuação de grupos de interesse. Algumas explicações alternativas também são
brevemente discutidas: os determinantes institucionais da política externa econômica,
como a autonomia burocrática; e as idéias dos tomadores de decisão acerca da relação
entre proteção comercial e desenvolvimento econômico. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Brazil has traditionally adopted a defensive stance on the liberalization of trade in services in multilateral negotiations within GATT and the WTO. The academic literature in the field indicates that societal preferences constitute one of the most relevant variables for explaining trade policy and foreign economic policy decisions. Therefore, this dissertation aims to assess the extent to which societal preferences have influenced Brazil's position in multilateral trade negotiations on services. In other words, I examine whether societal preferences constitute a relevant explanatory variable in accounting for the decisions made by Brazilian diplomacy on the issue of services. To this end, the country's position in negotiations on trade in services is examined at two different moments: (a) the Uruguay Round of GATT; and (b) the Doha Round of the WTO. In both case studies, I focus on two services subsectors: (i) engineering and construction services; and (ii) financial services, especially banking. The evidence analyzed includes archival sources (diplomatic correspondence), interviews with governmental and non-governmental actors, newspaper articles and relevant literature. I find that, in both cases, the negotiating position adopted by the Brazilian government cannot be explained by reference to societal preferences and interest groups politics. Alternative explanations – such as the institutional determinants of foreign economic policy (e.g. state autonomy); and the ideas held by decision makers about the relation between protectionism and economic development – are also briefly discussed. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Relações Internacionais (IREL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2008. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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