Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Paulo César Marques da | - |
dc.contributor.author | Santos, Fernanda Fernandes de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2014-03-19T11:47:06Z | - |
dc.date.available | 2014-03-19T11:47:06Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2013-06-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Fernanda Fernandes de Almeida. Avaliação multicritério do espaço público urbano para a promoção de sociabilidade segundo aspectos de transporte, de uso do solo e da morfologia urbana: proposta de procedimento. 2013. xii, 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/15339 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2013. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo utiliza o metodologia de multicritério de apoio à decisão construtivista, MCDA-C, para avaliar a qualidade do espaço público urbano como meio de promoção da sociabilidade urbana na escala local. Objetiva-se contribuir para o conhecimento integrado e científico das áreas de transporte, sociologia e planejamento urbano, principalmente para ampliar reflexões e condições de análise sobre a complexidade nas relações da cidade, suas forças sociais e físicas. Atualmente, num cenário de declínio do espaço público e do valor da rua como meio de convívio social, têm-se também a diminuição do senso de comunidade e a qualidade dos espaços públicos como meio de promoção de encontro entre indivíduos. Sabe-se que à medida que o tráfego de veículos e a larguras das vias elevam-se há uma predominância de espaços desérticos na cidade, onde o potencial de socialização entre pessoas é baixo. Ruas de tráfego pesado de veículos que possuem como normalmente raros acontecimentos de atividades de encontro e de lazer. Além disso, a morfologia da cidade pode promover o desencontro ou atividade sociais no espaço público. O desafio é avaliar o espaço público tendo-se como fatores de influência a morfologia urbana, o uso do solo, o trânsito e os modos de transportes, sob o objetivo estratégico de ter maior interação entre indivíduos na cidade. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Avaliação multicritério do espaço público urbano para a promoção de sociabilidade segundo aspectos de transporte, de uso do solo e da morfologia urbana : proposta de procedimento | en |
dc.title.alternative | Mulcriteria assessment of urban public space for the promotion of sociability on aspects of transport, land use and the urban morphology : procedure proposition | en |
dc.title.alternative | Evaluation multicritère de l'espace publique urbain pour la promotion de la sociabilité d'un point de vue des transports, de l'utilisation du sol et de la morphologie urbaine : proposition de procédure | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Transportes - planejamento | en |
dc.subject.keyword | Arquitetura e sociedade | en |
dc.subject.keyword | Planejamento urbano | en |
dc.subject.keyword | Espaços urbanos | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.contributor.advisorco | Medeiros, Valério Augusto Soares de | - |
dc.description.abstract1 | This study uses the Mulcriteria Decision Aid – Construtivist, MCDA-C, to assess the quality of urban public space that promoting urban sociability at the local scale. It aims to contribute to the scientific knowledge and integrated transport areas, sociology and urban planning, especially for larger reflections and analysis conditions on the complexity of the relations of the city, its social and physical forces. Currently, the scenario of declining public space and street value as a means of social interaction, have also decreased the sense of community and the quality of public spaces that promoting the encounter between individuals. On fact as vehicle traffic and widths of roads tower there is a predominance of desert spaces in the city, where the potential for sociability among people is low. High transit of street does normally on the happing of social life e activists of encounter. The morphology of city and street can improve the encounter or the inverse. The challenge is to assess the public space having as factors influencing the urban morphology, land use, traffic and transport modes, under the strategic objective of having greater interaction between individuals in the city. | - |
dc.description.abstract3 | Ce travail de recherche utilise principalement la méthode multicritère d’appui à la décision constructive MCDA-C pour évaluer la qualité de l’espace publique comme principal moyen de promotion de la sociabilité urbaine à l’échelle locale. L’objectif est de contribuer à la connaissance intégrée et scientifique du domaine des transports, de la sociologie et planification urbaine, principalement pour amplifier les réflexions et conditions d'analyse sur la complexité des relations à l'échelle de la ville, ses forces sociales et physiques. Actuellement, dans un scénario de déclin de l’espace publique et de la valeur de la rue comme moyen de sociabilité, on observe également la diminution du sens de la communauté et de la qualité des espaces publiques comme outils facilitateurs des rencontres entre les personnes. On sait qu’ à mesure que le trafic de véhicules et la largeur des voies de circulation augmentent s’installe une prédominance des espaces désertiques en ville, où le potentiel de sociabilisation entre les personnes est faible. Les voies de trafic lourd de véhicules proportionnent rarement des occasions de rencontre et de bien être. De plus, la morphologie de la ville peut promouvoir les rencontres ou non dans l’espace publique. L' enjeu est d’évaluer l’espace publique avec comme variables la morphologie urbaine, l’utilisation du sol, le trafic et les modes de transport, dans un objectif d’une plus grande interaction entre les individus dans les villes. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|