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2013_PauloCezarDiasdeAlencar.pdf8,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCordeiro Netto, Oscar de Moraes-
dc.contributor.authorAlencar, Paulo Cezar Dias de-
dc.date.accessioned2014-02-12T09:52:45Z-
dc.date.available2014-02-12T09:52:45Z-
dc.date.issued2014-02-12-
dc.date.submitted2013-09-27-
dc.identifier.citationALENCAR, Paulo Cezar Dias de. Avaliação experimental do concreto poroso na atenuação do escoamento superficial em parcelas urbanizadas. 2013. xix, 174 f., il. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15141-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2013.en
dc.description.abstractO desenvolvimento urbano tem provocado mudanças qualitativas e quantitativas sobre o escoamento superficial, sendo necessário, em geral, implementar medidas com o objetivo de compensar a ação humana nas áreas de intervenção e de influência de empreendimentos e assim, restabelecer as condições originais do local ou, pelo menos, mitigar os impactos causados. A presente pesquisa tem por objetivo monitorar a perda da capacidade de infiltração e sua posterior recuperação por meio de lavagem com bomba de alta pressão, bem como analisar aspectos executivos, em uma parcela experimental de concreto. A obra consistiu da construção de um estacionamento revestido com 15cm de concreto poroso, seguido por colchão drenante de 30cm. O experimento foi projetado para permitir o monitoramento da parcela escoada superficialmente e da parcela que infiltra no colchão drenante em três momentos distintos: pavimento novo, pavimento colmatado e depois de recuperado. Quando novo, o concreto poroso se mostrou técnica eficiente de controle do escoamento superficial das águas pluviais, conseguindo drenar 100% de chuvas de 2,35mm/min para o colchão drenante de brita 3 instalado abaixo da placa de concreto. Contudo após sua total colmatação, a limpeza do pavimento não garantiu a total recuperação da permeabilidade inicial do pavimento, tendo sido essa limitada a uma taxa máxima de 21,90L/min na vaga de estacionamento, o que corresponde drenar uma chuva de intensidade de 1,75mm/min.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação experimental do concreto poroso na atenuação do escoamento superficial em parcelas urbanizadasen
dc.title.alternativeExperimental evaluation of porous concrete in mitigation of runoff in urbanized portionsen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordConcreto armado - corrosãoen
dc.subject.keywordDrenagemen
dc.subject.keywordPavimentosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.abstract1Urban development has caused qualitative and quantitative changes in the runoff, being necessary, in general, to implement measures in order to compensate the human action in the areas of interventions and influence of businesses and thus restore the original conditions of the site or, at least, mitigate the impacts. This research aims to monitor the loss of infiltration capacity and its subsequent recovery by using high-pressure pump, as well as analyze aspects executives, on a plot of porous concrete. The work consisted of the construction of a parking covered with 15cm of porous concrete, followed by 30cm draining bed. The experiment was designed to allow monitoring of rainfall and infiltrated portion in draining bed in three separate times: new, clogged and recovered pavements. The porous concrete technique has been shown effective to control the runoff of rainwater, achieving 100% drainage of the 2.35 mm/min for the drainage gravel nº3 bed installed below the concrete pavement. However its total fouling, cleaning of the pavement did not guarantee full recovery of the initial permeability of the pavement, these being limited to a maximum rate of 21.90L/min in the parking spot, which corresponds to drain a rain intensity of 1.75 mm/min.-
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricospt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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