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Título: Autonomia docente em cursos de graduação a distância na Universidade de Brasília (UnB)
Autor(es): Ferreira, Rafael Ayan
Orientador(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto: Ensino a distância
Universidade aberta
Tecnologia da informação
Prática de ensino
Professores universitários
Data de publicação: 11-Fev-2014
Referência: FERREIRA, Rafael Ayan. Autonomia docente em cursos de graduação a distância na Universidade de Brasília (UnB). 2013. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A dissertação tem como objetivo geral pesquisar a prática docente de professores do quadro efetivo da UnB, lotados na Faculdade de Educação e do Instituto de Biologia, que ministram ou já ministraram aulas como professores supervisores no Programa UAB/UnB, considerando a análise sobre a autonomia docente em uma determinada conjuntura e estrutura. Foram apresentadas questões referentes às condições objetivas da prática docente e a percepção desses profissionais quanto à gestão do curso, bem como o nível de consciência crítica dos professores em relação à política global do Programa UAB/UnB, identificando como essas orientações impactam em sua autonomia. O trabalho pesquisou o histórico da legislação referente a regulamentação da educação a distância no país, importante para compreender o crescimento exponencial que a modalidade teve no Brasil. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, utilizando o método histórico dialético, com foco na categoria da contradição. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a entrevista semiestruturada e a análise documental. Optou-se por adotar a análise documental de forma mais ampla sobre o conceito de autonomia na legislação brasileira aplicada à educação e, mais especificamente, à prática docente. As referências para esta pesquisa foram, principalmente, Contreras (2002), Feenberg (2010), Freire (1985; 1987; 1996) e Giroux (1997). A pesquisa concluiu que os professores dos cursos de Pedagogia e Biologia do Programa UAB/UnB apresentam elementos que caracterizam tanto o docente crítico e reflexivo quanto o docente técnico, exercendo uma autonomia ilusória – exercício da racionalidade técnica – sem problematizar como as suas condições materiais de existência interferem diretamente em sua prática docente. Outra conclusão é de que autonomia docente não é um conceito isolado, menos ainda há uma única definição para o termo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The dissertation aims to search the general teaching practice of teachers headcount of UnB, crowded at the Faculty of Education and the Institute of Biology, who teach or have taught classes as teachers supervisors UAB/UnB Program, considering the analysis of the autonomy faculty in a given situation and structure. Issues were presented to the objective conditions of teaching practice and the perception of these professionals regarding the management of the course as well as the level of critical awareness of teachers in relation to the overall policy of the Program UAB/UnB, identifying how these guidelines impact on their autonomy. The study researched the history of legislation concerning the regulation of distance education in the country, important to understand the exponential growth that the modality had in Brazil. The research approach was qualitative, using the historical dialectic, focusing on the category of contradiction. The research techniques used were structured interviews and documentary analysis. We chose to adopt the document analysis more broadly about the concept of autonomy in Brazilian law applied to education and, more specifically, the teaching practice. The references for this research were mainly Contreras (2002), Feenberg (2010), Freire (1985; 1987; 1996) and Giroux (1997). The research concluded that teachers of Pedagogy and Biology UAB/UnB Program feature elements that characterize both the critical and reflective teaching as teaching technical exerting an illusory autonomy – exercise of technical rationality – without questioning how their material conditions existence directly interfere in their teaching practice. Another conclusion is that teaching autonomy is not an isolated concept, but still there is a single definition for the term.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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