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2013_GiselleMollMascarenhas.pdf9,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCruz, Luciana Sabóia Fonseca-
dc.contributor.authorMascarenhas, Giselle Moll-
dc.date.accessioned2014-02-11T12:09:47Z-
dc.date.available2014-02-11T12:09:47Z-
dc.date.issued2014-02-11-
dc.date.submitted2013-08-
dc.identifier.citationMASCARENHAS, Giselle Moll. O Comércio local de Brasília: projeto e configuração da rua da igrejinha. 2013. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/15130-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2013.en
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado trata da configuração dos comércios locais em Brasília, planejada por Lucio Costa em 1957 a partir do ideário do Movimento Moderno. O recorte espacial utilizado foi o comércio local composto pelas quadras CLS 107 e 108, conhecida como Rua da Igrejinha, por ter sido o primeiro espaço comercial de unidade de vizinhança a ser implantado. Costa projetou os comércios locais como dois conjuntos de lojas e sobrelojas simétricos em ambos os lados da via de acesso às superquadras. Inicialmente previstos para abrirem suas lojas para dentro da superquadra, pela separação da circulação entre pedestres e veículos, os comércios locais inverteram a lógica e retomaram o conceito de rua. A causa dessa inversão é estudada a partir da análise do Relatório do Plano Piloto, dos projetos arquitetônicos das duas quadras escolhidas e de outras fontes primárias. Nossa hipótese é que o desenho urbano não foi suficiente para submeter o espaço privado ao conceito de espaço público desejado e que a dinâmica urbana contribuiu significativamente para a configuração dos comércios locais desde a sua criação. O primeiro capítulo será direcionado para a compreensão da função das áreas de comércio nas cidades e também para a análise da formação dos lugares a partir da sua configuração como espaços de apropriação cotidiana. O segundo capítulo trata das influências que originaram o plano piloto de Costa e o desenho urbano dos comércios locais, além de apresentar uma análise da morfologia do projeto materializado. O terceiro capítulo discorrerá sobre o comércio local que foi construído no início de Brasília e sobre as atividades desenvolvidas no lugar. Finalmente, conclui-se pela análise da configuração e apropriação do lugar dos comércios locais, seu uso e suas atividades, avaliando sua contribuição para a urbanidade de Brasília. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis master’s degree dissertation explains the configuration of local commercial areas in Brasília, planned by Lucio Costa under the principles of Modern Movement in 1957. The spatial cutting was the local commercial area composed by the CLS 107 and 108 blocks, commonly known as Rua da Igrejinha, the first local commercial area of neighborhood unity to be built. Costa designed the local commercial areas as two symmetric shops unities, at both sides of access street of superquadras. Originally planned to open the frontside shops for residential area of superquadras, following the separation of pedestrian and vehicles circulation, the appropriation of local commerce inverted that logic and resumed the street concept. The cause of this reversal is studied here from analysis of Relatório do Plano Piloto, from architectural designs of the selected blocks and other primary sources. Our hypothesis is that the urban design wasn’t enough to submit the private space to the concept of public space desired, and the urban dynamics contributed significantly to the configuration of local commercial area since its inception. The first chapter is oriented to the acknowledgment of function of trade areas in cities, and for the analysis of formation of places from its configuration as spaces of everyday appropriation. The second chapter deals with the influences that originated the pilot plan of Costa and the urban design of local commercial areas, as well as the morphology of materialized project. The third chapter shows the built local commercial area as it was at the beginning of Brasília and the developed activities at that time in that place. Finally, the conclusion presents the analysis of configuration and appropriation of local commercial areas, their use and their activities, assessing their contribution to the Brasilia’s urban life.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO Comércio local de Brasília : projeto e configuração da rua da igrejinhaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordBrasília (DF) - arquiteturaen
dc.subject.keywordPlanejamento urbanoen
dc.subject.keywordEdifícios comerciais - Brasília (DF)en
dc.subject.keywordEspaços urbanosen
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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