Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14824
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CintiaMouraDeAlmeidaAntonio.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMüller, Fernanda-
dc.contributor.authorAntônio, Cíntia Moura de Almeida-
dc.date.accessioned2013-12-10T18:36:07Z-
dc.date.available2013-12-10T18:36:07Z-
dc.date.issued2013-12-10-
dc.date.submitted2013-07-22-
dc.identifier.citationANTÔNIO, Cíntia Moura de Almeida. O que dizem os números sobre as crianças matriculadas nas creches brasileiras (2007/2011). 2013. 185 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14824-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Mestrado Profissional em Educação, 2013.en
dc.description.abstractNo Brasil, creches e pré-escolas constituem a Educação Infantil e, juntas, compõem a primeira etapa da Educação Básica. De acordo com a legislação vigente, creches devem ser frequentadas por crianças de 0 a 3 anos, enquanto pré-escolas são voltadas às crianças de 4 e 5 anos, sendo esta última obrigatória. O presente trabalho analisa os dados sobre as crianças brasileiras que frequentam creches nas 27 unidades federativas, incluindo as zonas urbana e rural e as instituições públicas e privadas, nos anos de 2007 e 2011. A pesquisa aplica o método estatístico para analisar dados extraídos do Censo Escolar (Inep, 2007, 2011), da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE, 2007, 2011) e do Censo Demográfico (IBGE, 2010). A creche é a etapa de educação que mais cresce no Brasil, sendo garantida em grande parte pelos municípios, entretanto, a oferta e a abrangência é muito menor para as crianças na zona rural. A análise mostra que 12,8% das crianças brasileiras de 0 a 3 anos encontram-se atendidas em creches e que quanto maior é a renda familiar per capita maior é a chance de a criança frequentar tal instituição. Das crianças brancas, que são maioria no Brasil (49%), apenas 18% frequentam creches, enquanto as negras, que representam 4,5% da população de 0 a 3 anos, apresentam o maior percentual de frequência, 18,9%. Outra constatação diz respeito ao gênero: meninos e meninas frequentam essas instituições de maneira análoga, e a maioria permanece em creches em tempo integral. Um resultado que merece atenção refere-se à idade pontual das crianças que frequentam creches em relação à população por idade pontual: o maior percentual delas (28,3%) têm 3 anos de idade, 15,6% têm 2 anos, e o menor quantitativo refere-se aos bebês com até de 1 ano (3,4%). Também merece atenção a média de crianças por docente, que no país é de 11,9, enquanto a média de crianças por turma é 15,2. O estudo evidencia a necessidade de ampliar o quantitativo de vagas em creches públicas, considerando, sobretudo, que o percentual de crianças atendidas é baixo especialmente entre as crianças pertencentes a família de menor renda. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn Brazil, nurseries and pre-schools are the kindergarten and together they make up the first stage of basic education. In accordance with the law, nurseries may be attended by children with 0 to 3 years, while pre-schools are compulsory for children aged 4 to 5 years. This article analyzes data from Brazilian children attending nurseries in the 27 federal states, including urban and rural, public and private institutions, in the years 2007 and 2011. The research applies statistical methods to analyze data from the Censo Escolar (Inep, 2007, 2011), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (IBGE, 2007, 2011) and Censo Demográfico (IBGE, 2010). The nursery is the stage of education that is the fastest growing in Brazil, being largely subsidized by municipalities. However, supply and coverage is much lower in rural areas. The analysis shows that 12.8% of Brazilian children from 0 to 3 years old attend in nurseries and that the higher the household income, the greater the chance of a child attending this institution. Of the white children, who are the majority in Brazil (49%), only 18% attend nurseries, while black children, representing 4.5% of the population 0-3 years old have the highest percentage of frequency in nurseries, 18.9%. Another finding relates to gender: boys and girls attend these institutions similarly, and most of them remain in nurseries for a full time. A result that deserves attention relates to the age point of children attending nurseries in relation with the population age point: most of them (28.3%) have 3 years old, 15.6% have two years old, and lower levels refers to babies up to 1 year (3.4%). Also deserves attention the average number of children per teacher, in Brazil is 11.9, while the average number of children per class is 15.2. The study highlights the need to increase the amount of vacancies in public nurseries, considering, especially, that the percentage of poor children attending daycare is low.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO que dizem os números sobre as crianças matriculadas nas creches brasileiras (2007/2011)en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordCrechesen
dc.subject.keywordEducação pré-escolaren
dc.subject.keywordCenso escolaren
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.