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Título: O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília : análise dos determinantes do acesso ao ensino superior e avaliação do desempenho dos alunos na universidade
Autor(es): Santos, Vanessa Carvalho dos
Orientador(es): Tannuri-Pianto, Maria Eduarda
Assunto: Ensino superior - avaliação
Estatística
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Data de publicação: 18-Nov-2013
Referência: SANTOS, Vanessa Carvalho dos. O Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília: análise dos determinantes do acesso e avaliação do desempenho dos alunos na universidade. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta dissertação é formada por dois diferentes capítulos. O primeiro busca analisar os determinantes do acesso à Universidade de Brasília por meio do Programa de Avaliação Seriada (PAS), processo de seleção alternativo ao exame vestibular que ocorre em três etapas. Para tal, estima-se um modelo de regressão logística para os candidatos que desejam ingressar na universidade no primeiro semestre de 2005. O modelo foi estimado para duas diferentes amostras: a primeira composta pelo conjunto de candidatos ao PAS e ao vestibular, e a segunda, pelos candidatos ao PAS e ao vestibular pelo sistema universal e de cotas. Os resultados para ambas as amostras revelam que o PAS possui grande efeito sobre a probabilidade de aprovação. Dentre as variáveis inclusas no modelo, a cidade de residência e o sexo do candidato são as que mais impactam a probabilidade de sucesso no exame. O PAS amplia a chance de aprovação das mulheres na seleção, bem como as chances de aprovação em cursos seletivos. O segundo capítulo investiga se o PAS exerce efeitos sobre o desempenho do aluno dentro da universidade. Dentre as variáveis de interesse para esta avaliação estão o rendimento acadêmico do aluno, seu tempo de permanência na universidade e a taxa de evasão. Para tanto, utiliza-se a metodologia de escore de propensão (propensity score) para se criar um grupo de comparação para os alunos selecionados pelo PAS a partir do grupo de estudantes que ingressaram na universidade por meio do vestibular tradicional, pelo sistema universal. Os resultados indicam que os alunos do PAS possuem melhor desempenho acadêmico medido pelo Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) da universidade. Os efeitos do ingresso pelo Programa sobre o tempo de permanência na universidade e sobre a taxa de evasão não foram estatisticamente significativos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis is composed by two main chapters. The first one aims to investigate the determinants of access to the University of Brasilia through the Program of Serial Evaluation (PAS), an alternative selection process to the main entrance exam, known as ‘vestibular’. First, we estimate a logistic regression model for applicants who wish to attend university in the first semester of 2005. The model was estimated using two different samples. The first one is composed by the set of candidates that will take the PAS exam and also by the candidates that will take the vestibular exam. The second one is also composed by candidates to the racial quota system. The results for both samples reveal that PAS has a great impact on the likelihood of approval. Among the variables included in the model, city of residence and sex are those that most affect the probability of success in the exam. PAS exam increases the likelihood of approval for women as well as the likelihood of approval for selective courses. The second chapter investigates if PAS affects the student university performance. The variables of interest are the academic performance of the student, the time spent in university until graduation and the dropout rate. We use the propensity score method to create a comparison group to the PAS candidates, which will be selected within the group of students who entered the university through the vestibular. The results indicate that PAS students have better academic performance, measured by the university Academic Performance Index (IRA). The effects of entering the university through PAS on the time spent at the university until graduation and on the dropout rate were not statistically significant.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Economia (FACE ECO)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Economia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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