Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14406
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_MaraLuciaCastilho.pdf3,98 MBAdobe PDFView/Open
Title: O discurso de estudantes de licenciatura e negociação de identidades : uma abordagem crítico-discursiva
Authors: Castilho, Mara Lúcia
Orientador(es):: Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto:: Análise do discurso
Identidade social
Estudantes universitários - linguagem
Issue Date: 23-Oct-2013
Citation: CASTILHO, Mara Lúcia. O discurso de estudantes de licenciatura e negociação de identidades: uma abordagem crítico-discursiva. 2013. 308 f., il. Tese (Doutorado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Abstract: Esta tese tem como foco a análise do discurso e a construção das identidades de estudantes de cursos de licenciatura, levando-se em consideração as práticas de letramento pertinentes à educação superior. Seu objetivo é investigar o discurso de estudantes de graduação de licenciatura em História. Letras e Ciências Biológicas da instituição de educação superior na qual sou professora, a fim de compreender, por meio da relação destes com o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, como suas identidades são discursivamente construídas nesse percurso acadêmico. Sua relevância pauta-se na necessidade de conhecermos as consequências que as mudanças económicas e sociais das últimas décadas tiveram na construção de identidades de estudantes da educação superior. Além disso, seus dados possibilitam aos estudiosos da área e aos professores da educação superior refletir sobre o reflexo das políticas públicas de expansão do ensino superior na estrutura social brasileira. A fundamentação teórica da pesquisa volta-se para os estudos críticos do discurso, mais especificamente pelos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Crítica (ADC), de vertente britânica - Fairclough (2001. 2003. 2008. 2010). Chouliaraki e Fairclough (1999) -. nos estudos da linguagem da Linguística Sistêmico-Fiuicional (LSF). de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004). e no sistema de avaliatividade de Martin e White (2005). Seu cojpus é proveniente do discurso dos estudantes, gerados por entrevista semiestruturada. relato escrito e grupo focal. Buscou-se analisar o discurso dos colaboradores da pesquisa, levando-se em consideração as situações de interação linguístico-discursivas. Essa análise foi realizada a partir dos significados acionai, representacional e identificacionai do discurso, conforme Fairclough (2003). Para tanto, foram consideradas a composição genérica dos gêneros produzidos para organização do corpus: a relação de significação dos modos de operação ideológicos, as representações dos atores sociais no discurso; e a atitude e o engajamento dos estudantes em suas práticas sociais. Os resultados revelaram que as desigualdades sociais relacionadas às condições sociais dos habitantes das regiões Norte e Nordeste em relação às demais regiões brasileiras e a 'má' qualidade do ensino da educação básica brasileira, oferecido pela rede pública, são naturalizadas no discurso dos estudantes. Esses valores são utilizados na negociação de suas marcas identitárias - bom aluno, aluno esforçado, (in)capaz, (in)seguro nas práticas de leitura e escrita, mas profissional capacitado e responscn el -. como recurso linguístico de endosso das diferenças sociais. Essas marcas identitárias são constantemente negociadas pela avaliação que fazem de si mesmos e dos atores sociais presentes em seu discurso, sendo as estratégias discursivas mais recorrentes voltadas para os elementos linguísticos característicos do subsistema de atitude, por meio das categorias afeto e julgamento. e do subsistema de engajamento. por meio da discordância e do entretenimento. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis focus the construction of the identities of undergraduate students in teaching degrees, based on the written exercises turned in during their higher education experience. This research goal is to investigate the discourse of students of a private higher education institution in the Federal District of Brazil, selected from the undergraduate History. Portuguese and Biology teaching degrees. Through the analysis of the discourse of these students, this research seeks to understand how their identities are constructed. The relevance of this research is based 011 the need to understand how the economic and social changes experienced in the last decades affected the construction of the identity of these students. Furthermore, the data herein allows researches and professors to reflect 011 the impact of higher education expansion policies in the structure of Brazilian society. This research is geared towards critical discourse analysis, specifically the theoretical and methodological presets of Critical Discourse Analysis (CDA). of the British researchers - Fairclough (2001. 2003. 2008. 2010). Chouliaraki e Fairclough (1999) -. of Systemic Functional Linguistics (SFL) - Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004) - and of Appraisal System - Martin e White (2005). The corpus studied is composed of student discourses, derived from semi¬structured interviews, written works and focal groups. It soughts to analyze the discourse of the research participants, taking in consideration discursive-linguistic interactions. The analysis was performed from the perspective of Fairclough's (2003) actional, representational and identification meanings. As such, the organization and the analysis or the corpus considered the genre compositions; the discourse meanings relation between the ideological modes of operation, the representation of the discourse social actors: and the attitude and engagement of the students in their social practice. The results reveal that the student discourse naturalizes the comparatively lower social development conditions of inhabitants in the northern and northeastern regions of Brazil and the ‘poor* quality of basic public education. These beliefs are used to negotiate their identity characteristics - good student, hardworking student, (in)capable, (in)secure, in their reading and writing activities, capable and responsible professional - as a linguistic resource to endorse their social differences. These identity markers are constantly negotiated by means of their evaluative legitimation and those of the social actors present in their discourse, where the most frequent discourse strategies are geared towards the linguistic elements characteristic of the attitude subsystem, by means of the categories feeling and judging. and the subsystem engagement. by means of discordance and entertainment.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14406/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.