http://repositorio.unb.br/handle/10482/14278
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_RejaneFariasGontijo.PDF | 3,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar |
Autor : | Gontijo, Rejane Farias |
Orientador(es):: | Villas Boas, Benigna Maria de Freitas |
Assunto:: | Aprendizagem Rendimento escolar - avaliação Ensino fundamental |
Fecha de publicación : | 7-oct-2013 |
Data de defesa:: | jul-2013 |
Citación : | GONTIJO, Rejane Farias. A avaliação no Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem : repercussões no desempenho escolar. 2013. xiii, 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumen : | O Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem (SEAA), nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF), é composto por psicólogos e pedagogos e destina-se a oferecer apoio técnico-pedagógico, tendo como objetivo contribuir para as conquistas das aprendizagens por todos os estudantes, com e sem necessidades educativas especiais, por meio de ações institucionais, preventivas e interventivas. O serviço é ofertado a todas as escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio. O SEAA visa conhecer as necessidades dos estudantes para intervir, alinhando-se à perspectiva da avaliação formativa. A pesquisa sobre a avaliação desenvolvida pelo SEAA ocorreu em 2012 com o objetivo de analisar como é realizado o processo de avaliação/intervenção pelo SEAA e quais suas repercussões no desempenho de estudantes em situação de “queixa escolar”. A investigação, de cunho qualitativo, apoiou-se em dois estudos de caso que aconteceram em duas Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA) de escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do DF e contou com a participação de duas psicólogas e duas pedagogas, além das professoras e mães de dois estudantes encaminhados ao SEAA em situação de “queixa escolar”. Em função da natureza qualitativa da pesquisa, utilizamos procedimentos como a entrevista, a observação, a análise documental e o “completamento de frases”. As análises revelaram que o processo avaliativo/interventivo realizado pelo SEAA pode acontecer tanto na perspectiva formativa quanto na classificatória. Os dados apontaram a necessidade de o SEAA aprofundar estudos e análises quanto ao papel da avaliação formativa nas ações por ele conduzidas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The Specialized Service in Support of Learning (SEAA), at the public network schools of the Federal District (DF), is composed of psychologists and pedagogues and has the objective of providing technical-pedagogical support, in order to contribute to the learning conquests of all students , those with and those without special educational needs, by means of institutional, preventive and interventional actions. The service is offered to all schools from Child Education to Secondary School. The SEAA aims at getting to know the students´needs so as to intervene in alignment with the formative evaluation perspective. The research on the evaluation developed by SEAA took place in 2012, for the purpose of analyzing how the SEAA evaluation/intervention process was carried out and what repercussions there were in the performance of students in the condition of “school complaint”. This research, of a qualitative nature, was based on two case studies that were held by two Specialized Teams in Support of Learning (EEAA) at public network Elementary Schools – initial years – at the Federal District (DF) and counted on the participation of two psychologists and two pedagogues, in addition to the teachers and the mothers of two students forwarded to the SEAA, who were in a condition of “school complaint”. In view of the qualitative nature of the research, we used tools such as interviews, observation, document analysis and sentence completion . The analyses revealed that the evaluative/interventional process carried out by SEAA can happen both from the formative perspective as well as from the classifying one. The data have pointed out the need for the SEAA to deepen studies and analyses with regard to the role played by formative evaluation in the actions the organization performed. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.